FANDOM

Ares (Earth-616) from Dark Wolverine Vol 1 77 0001

Força Sobre-Humana, também chamado de super força ou força reforçada, é uma habilidade comumente utilizada na ficção. É a capacidade de qualquer criatura ser mais forte do que normalmente possível, dado suas proporções.[1]

A força sobre-humana é derivada de vários mecanismos, tais como; cibernética, modificação genética, campos telecinéticos, e mágica. Muitos heróis e vilões geralmente têm um grau de força super. O nível de força retratado pode variar muito, de apenas fora do alcance "normal" humano dos maiores levantadores de peso de um determinado tamanho ou massa muscular, praticamente ilimitado. Na maioria dos retratos, a força sobre-humana também é acompanhada por força e durabilidade sobre-humana.[1]

Runaways Vol 1 15 page 00 Molly Hayes (Earth-616)

No Universo Marvel, a força sobre-humana é frequentemente medida por uma Escala de força com base no número de toneladas que um personagem pode levantar de sua cabeça, de 1 a 100 (Classe 20, Classe 50, Classe 100, etc.). Os personagens que podem levantar mais de 100 toneladas geralmente têm força incalculável ou ilimitada.[1]

Nos Manuais da Marvel, a primeira classe de força sobre-humana é classificada a partir da pressão de cabeça de 800 lbs através de uma faixa de 25 toneladas, enquanto os seres humanos máximos são classificados na cabeça pressionando duas vezes o peso corporal.[1]

Personagens Notáveis com Força Sobre-Humana

Uma lista completa de personagens com força sobre-humana pode ser encontrada 'aqui.

Aplicações da Força Sobre-Humana

  • Ataque com força sobre-humana
  • Levantar objetos enormes e jogá-los com facilidade
  • Crie armas improvisadas e ferramentas de objetos básicos. (ao deformar a forma/aparência do referido objeto)
  • Atravessar barreiras reforçadas com relativa facilidade
  • Certos personagens super-fortes podem criar ondas de choque simplesmente batendo palmas ou batendo os punhos/pés contra o chão
  • Certos personagens super-fortes podem usar seus músculos das pernas excessivamente desenvolvidos para pular grandes distâncias
  • Se um personagem tem habilidade excepcional no combate corpo a corpo, pode-se combinar suas habilidades com a força aumentada com resultados devastadores

Veja Também