FANDOM

Quote1 Com grandes poderes vem grandes responsabilidades. Quote2

Aparições

Personagens Principais:

Personagens Secundários:

Vilões:

Outros Personagens:

Locais:

Itens:

Veículos:

Enredo

Quote1 Homem-Aranha Quote2
--Nem todo mundo está destinado a fazer a diferença. Mas, para mim, a escolha de viver uma vida normal... não é mais uma opção.

Peter Parker é um adolescente intelectualmente precoce, mas socialmente inepto, muito tímido para se aproximar de Mary Jane Watson (M.J.), a garota que mora ao lado de sua casa, por quem ele é apaixonado. Seu único amigo é Harry Osborn, e até mesmo a amizade deles está contaminado com ciúmes, pelo fato de que o pai cientista e bem sucedido de Harry, Norman Osborn, favorece o brilhante Peter mais que ao próprio Harry. Parker, um órfão, vive em Nova York, no bairro de Forest Hills no Queens, com seus amados e idosos Tios May e Ben Parker.

Em um passeio no laboratório de genética de uma faculdade, Peter é picado por uma aranha experimental que escapou, a qual havia recebido através da bioengenharia várias características extraordinárias e melhoradas. O veneno da aranha fez com que ele ficasse doente e ele mal conseguiu chegar em casa, antes de cair na cama. Depois de uma noite difícil de sono, enquanto o veneno alterava sua composição genética, ele acordou aparentemente ileso. No entanto, ele descobriu que seu corpo mudou drasticamente durante a noite. Ao longo desse incrível primeiro dia, Peter descobre que além de ter adquirido uma visão perfeita e músculos, ele também ganhou um grande aumento de força e agilidade, a capacidade de disparar fios de teia de seus pulsos, um "sentido aranha "que lhe dá um aviso psíquico de perigo, e a capacidade de estender um conjunto de farpas minusculas de sua pele que lhe permitem aderir a superfícies. Enquanto ele se divertia com estas novas habilidades, as quais lhe permitiram derrotar valentões como Flash Thompson e saltar de telhado em telhado com facilidade, a Tia May e o Tio Ben começaram a ficar preocupados com o estranho novo comportamento secreto de seu sobrinho.

Em uma viagem para a biblioteca, o Tio Ben confronta Peter sobre isso e ressalta a ele que, com a maturidade e o poder, deve vir grande responsabilidade. Peter gritou com ele e, secretamente, foi até o seu verdadeiro destino, uma arena esportiva que prometia um prêmio de US$3000 para qualquer homem que conseguisse durar três minutos no ringue com o lutador Serra Osso. Esse dinheiro lhe permitiria comprar um carro e impressionar Mary Jane. Com alguma dificuldade, Peter derrotou o lutador e é aplaudido como o "incrível Homem-Aranha." No entanto, Peter é enganado pelo promotor da luta e, em vingança, não parou um criminoso que havia roubado o dinheiro do evento.

Caminhando para a biblioteca com alguma satisfação, ele descobre que seu tio foi baleado por um ladrão de carros na rua. Ben acabou morrendo na frente dele. Enfurecido, Peter veste seu traje de aranha para perseguir o assassino, usando suas teias para se locomover pela primeira vez. Ele confrontou o assassino em um armazém abandonado, mas ficou horrorizado ao descobrir que o assassino era o mesmo criminoso que ele poderia ter parado antes. O assassino, aterrorizado com Peter, cai de uma janela, morrendo na queda. Peter é assolado pela culpa e tristeza sobre a morte de seu tio.

Meses mais tarde, após a graduação no ensino médio, Peter decide viver de acordo com as palavras de seu tio, "com grande poder, vem grande responsabilidade", tornando-se um super-herói, lutando contra o crime por toda a cidade. Ele finalmente descobre uma maneira de lucrar com isso, fornecendo fotografias de seu alter-ego ao rabugento publicador do Clarim Diário, J. Jonah Jameson, o qual possui uma necessidade contínua de fotos do Homem-Aranha pelas quais ele difamava o vigilante em seu jornal.

Enquanto isso, Norman Osborn sofreu sua própria transformação dramática. Para salvar sua empresa de perder um contrato militar vital, ele se submete a um teste perigoso de um tratamento experimental. Ele aumenta sua força e inteligência, mas também acabou ficando louco, criando uma nova personalidade malévola, que assassinava qualquer um que ficasse em seu caminho. Usando o protótipo de armadura da sua empresa - um dispositivo pessoal de voo chamado de planador e uma máscara verde de sua coleção - Norman atacou como uma figura mais tarde apelidada de "o Duende Verde".

O Homem-Aranha e o Duende, eventualmente, lutaram em um Festival Mundial realizado na Times Square, onde o Duende assassinou o Conselho Administrativo da companhia que estava planejando demitir Osborn. O Homem-Aranha conseguiu fazer o Duende fugir e salvar Mary Jane também.

Enquanto Peter lamentava o fato de que ele parecia ter perdido M.J. para Harry, o Duende tentou convencê-lo, depois de sequestra-lo como o Homem-Aranha, a se juntar a ele contra um mundo ingrato que o odiava. O Homem-Aranha se recusou e o Duende jurou vingança. Norman logo deduz que Peter é o Homem-Aranha e começa a atacar seus entes queridos - primeiramente atacando a Tia May, a qual acabou sendo hospitalizada, e Mary Jane. Mais tarde, Harry descobre que Mary Jane se apaixonou por Peter, e começa a ficar ressentido.

Em um clímax na Ponte do Queensboro, o Duende diz ao Homem-Aranha para escolher se deseja salvar a M.J. ou um bonde cheio de crianças. O Homem-Aranha, com alguma ajuda dos espectadores da Cidade de Nova Iorque, conseguiu salvar ambos. O Duende, enfurecido por ter seus planos frustrados, leva o Homem-Aranha para um prédio abandonado em Roosevelt Island, abaixo da ponte.

O Duende prometeu torturar e matar Mary Jane, e então duela com o Homem-Aranha em um combate corpo a corpo. O Homem-Aranha o derrota, mas a personalidade de Norman recupera o controle e pede para Peter para parar o seu ataque e ajudá-lo a controlar o seu problema mental. No entanto, a personalidade Duende, manipulando Norman inconscientemente, preparou um ataque furtivo contra o Homem-Aranha, usando o controle remoto do Planador Duende. Peter consegue por pouco evitar que o planador o acerte por trás. No entanto, ao esquivar, o planador empalou Norman, matando-o rapidamente.

Honrando o pedido de Norman para não contar a verdade para Harry, o Homem-Aranha leva o corpo de Norman para casa e Harry fica convencido de que o Homem-Aranha assassinou seu pai. No funeral, Harry jura vingança contra o Homem-Aranha, reafirmando sua amizade com Peter. Desanimado com a tragédia que ele parecia ter causado a todos aqueles próximos a ele, ele rejeitou as palavras de amor de Mary Jane, para impedir que ela novamente se tornasse um alvo para seus inimigos. No fim, Peter anda para longe, se afastando de MJ, tentando tirar o melhor da situação, se balançando ao redor da cidade.

Elenco

Notas

Homem-Aranha é um filme de super-herói bem sucedido comercialmente lançado em 2002 e dirigido por Sam Raimi. O filme é estrelado por Tobey Maguire, Willem Dafoe e Kirsten Dunst. Ele conta a história da origem do Homem-Aranha e sua luta contra o seu primeiro grande inimigo, o Duende Verde. O filme foi o primeiro filme a fazer mais de US$100 milhões em um fim de semana. A partir de 2012, esse recorde foi quebrado.

Reação da Crítica

A reação da crítica foi no geral positiva, com Maguire e Dafoe recebendo elogio especial. Os críticos no Rotten Tomatoes deram ao filme uma classificação média de 7,6/10 e 89% nas críticas em geral. Houve queixas sobre a segunda metade do filme sendo um pouco derivada e um excesso de uso do CGI no final. A atuação relativamente monótona da maioria dos outros atores principais, especialmente de Kirsten Dunst e James Franco, também criou algumas críticas. Alguns também acharam a ideia de colocar um ator expressivo como Willem Dafoe em um grande traje sem expressividade na maior parte do filme um grande erro.

Alguns fãs de quadrinhos se queixaram sobre a alteração feita nas teias do Homem-Aranha. Nos quadrinhos, Peter Parker inventa um dispositivo mecânico que dispara teia, enquanto que no filme ele produz sua teia orgânica de seus pulsos. Sam Raimi, no entanto, explicou esta decisão, dizendo que "a única coisa com a qual eu não podia relatar com Peter era ele ser um gênio".

O filme foi um sucesso, arrecadando US$403.706.375 em sua apresentação teatral na América do Norte, tornando-se o filme de maior bilheteria do ano, e impedindo ao filme Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones de ser o número um em bilheteria pela primeira vez na história. Foi o quinto filme de maior bilheteria de todos os tempos. Sua abertura de fim de semana de US$114.844.116 bateu um recorde, e o filme se tornou o primeiro a ganhar mais de US$100 milhões em um fim de semana. Ele teve um lançamento em vídeo igualmente bem sucedido. Maguire, anteriormente conhecido como um ator de personagens com cara de bebê, tornou-se uma grande estrela.

De acordo com documentos judiciais, a Marvel Comics tentou usar a "contabilidade de Hollywood" para privar Stan Lee dos devidos royalties dos filmes, alegando que os "ganhos" do filme não eram os lucros. Lee os processou com sucesso em 2002.

A cena mais famosa do filme e uma que entrou imediatamente para a cultura pop, é a cena do beijo de cabeça para baixo, onde o Homem-Aranha, após salvar Mary Jane de uma gangue de bandidos, teve um beijo romântico na chuva com ela, enquanto ele estava pendurado de cabeça para baixo. Esta imagem icônica tinha sido utilizada nos quadrinhos por muitos anos sem gerar o mesmo tipo de resposta.

MSN Movies classificou Homem-Aranha como o terceiro melhor filme de super-herói até a data, atrás de X-Men: O Filme e Batman Returns.

Sequências

Curiosidades

  • Originalmente, Carolco Pictures iria distribuir o filme, mas faliu antes que pudesse garantir os direitos.
  • O clímax do filme é vagamente baseado em Espetacular Homem-Aranha #121-122, no qual o Duende sequestra a namorada do Homem-Aranha, Gwen Stacy e a suspendeu sobre uma ponte. Gwen é morta pela queda e o Duende mais tarde é empalado por seu próprio planador. As principais diferenças no filme é que a donzela em perigo é Mary Jane e ela sobrevive (e que Peter a agarrou com sua teia nos quadrinhos).
  • Stan Lee faz uma pequena aparição, na cena quando o Duende Verde atacou pela primeira vez no Festival Mundial. Ele puxa uma menina para fora do caminho de algumas rochas que estavam caindo. Além disso, quando estava filmando, Lee deveria pegar a menina e depois de não conseguir em várias tentativas, ele teve que apenas guiá-la para fora do caminho.
  • Ambos os personagens principais receberam nomes que são descartados no filme. O Homem-Aranha é "O Aranha Humana" (possivelmente uma referência ao Tocha Humana), e o Duende Verde é chamado de "A Ameaça Verde".
  • Vários trajes do Homem-Aranha foram criados a um custo de até US$100.000 cada um. Quatro foram roubados do set no início de Abril de 2001 e a Columbia Pictures postou uma recompensa de US$25.000 pelo retorno deles. As fantasias não foram devolvidas.
  • A aranha geneticamente modificada que picou Peter Parker não era uma aranha viúva negra, mas uma aranha Steatoda grossa, a qual foi escolhida por Steven R. Kutcher e pintada de vermelho e azul por Jens Schnabel, enquanto a aranha estava anestesiada. Foi assim que Peter criou o traje vermelho e azul, do qual ele tirou a ideia da cor da pele da aranha.
  • A aranha que Peter tenta tirar uma foto é uma aranha Avondale, o mesmo tipo usada em Aracnofobia.
  • Os esboços que Peter Parker faz de seu traje no filme foram na verdade feitos por Phil Jimenez, um artista com uma longa carreira trabalhando tanto para a Marvel e DC Comics. Um dos projetos é o Arraia, outro personagem da Marvel.
  • Nos quadrinhos, Peter Parker criou a teia de aranha sintética e os mecanismos de pulso que as disparava do Homem-Aranha. No filme, ele dispara a teia de seu próprio corpo. O diretor Sam Raimi respondeu aos protestos dos fãs de quadrinhos dizendo que era mais credível ter Peter disparando teia desta forma, do que um garoto do ensino médio sendo capaz de produzir um incrível aderente em seu tempo livre que as empresas não conseguiram. Vale ressaltar, porém, que Peter é capaz de ler o trabalho de Norman Osborn sobre nanotecnologia e o compreender enquanto estava no ensino médio. Curiosamente, a versão em quadrinhos do Homem-Aranha ganhou lançadores de teia orgânicos após o lançamento do filme. A versão Ultimate do Homem-Aranha se iguala ao personagem clássico, utilizando um lançador mecânico de teia e teias artificiais. A discrepância de um garoto do ensino médio criar uma fórmula tão complexo é resolvida por fazer Peter completar uma fórmula que seu pai havia começado a pesquisar, eliminando o conflito que resultou na mudança de sua encarnação do filme.
  • O Oldsmobile Delta 88 de 1973 do Diretor Sam Raimi, também conhecido como The Classic, aparece no filme como o carro do tio Ben. Este carro tem aparecido em todos os filmes de Raimi, até mesmo disfarçado como um vagão em seu filme de faroeste Rápida e Mortal.
  • Tobey Maguire disse que nunca havia lido uma história em quadrinhos do Homem-Aranha, mas pegou o papel porque ele gostou do roteiro. O mesmo também se aplica para Kirsten Dunst. Raimi era um fã do Homem-Aranha desde jovem.
  • A cena quando o conselho das Indústrias Oscorp retiram Norman Osborn do conselho pode ter servido de inspiração para uma cena semelhante em Quarteto Fantástico, na qual Victor von Doom é expulso das Indústrias Von Doom.
  • A fumaça no laboratório durante a cena da transformação de Norman Osborn era originalmente branca, mas foi então alterado digitalmente para verde. O Diretor Raimi queria usar fumaça verde real, mas acabou utilizando o efeito CG quando os designers não puderam criar uma fumaça colorida que não fosse tóxica.
  • O filme entrou no Guinness Book of World Records como tendo a maior bilheteria em um único dia, arrecadando US$43,6 milhões em seu segundo dia de lançamento. Esse recorde já foi quebrado desde então.
  • Serra Osso, o lutador que o Homem-Aranha enfrentou por dinheiro, é interpretado pelo lutador na vida real Randy "Macho Man" Savage. No início de sua carreira, Savage lutou usando o nome O Aranha.
  • Após os ataques terroristas nos Estados Unidos em 11 de Setembro de 2001, a Sony removeu cartazes que mostravam um close-up do rosto do Homem-Aranha com a paisagem de Nova York (incluindo, de forma destacada, as torres do World Trade Center) refletida em seus olhos. Nem todos os cartazes foram recuperados, no entanto, e os que ainda estão livres são agora altamente valorizados como itens de colecionador.
  • O trailer original do filme, lançado em 2001, mostrou um grupo de ladrões de banco fugindo em um helicóptero. No entanto, eles foram impedidos pelo Homem-Aranha com uma teia de aranha gigante entre as duas torres do World Trade Center. O trailer foi retirado após os acontecimentos de 11 de Setembro de 2001 e nunca mais foi lançado, embora ele posa ser encontrado na Internet.
  • Quando os subordinados de Jameson está tentando lhe contar sobre o Homem-Aranha, um deles diz, "Eddie está tentando obter uma foto dele durante semanas." Esta é aparentemente uma referência a Eddie Brock, o qual nos quadrinhos é um repórter para um jornal rival de Peter Parker e no fim, depois de sua história vencedora do prêmio Pulitzer ser denunciada como mentira, se torna o Venom. Eddie não foi visto no filme, mas teve um papel importante no terceiro filme.
  • Ao tentar disparar sua teia do alto de um edifício, Peter diz "Para o alto e avante, teia" uma referência ao Superman. Peter também diz "Shazam" uma referência ao Capitão Marvel da DC Comics. Imediatamente ao se balançar na teia, Peter diz "Tally Ho!" Esta é a mesma frase usada em Uma Noite Alucinante 3 de Raimi, quando Ash (Bruce Campbell) se balança em uma corda durante uma sequência de luta na batalha no castelo.
  • Homem-Aranha iria originalmente ser lançado em Novembro de 2001.
  • Nicolas Cage e John Malkovich foram primeiramente considerados para o papel do Duende Verde antes de Willem Dafoe conseguir o papel.
  • Em uma entrevista em 2013 com a The Huffington Post, Hugh Jackman, o qual interpretou o Wolverine na série de filmes dos X-Men, revelou que ele inicialmente iria fazer uma pequena aparição como o Wolverine no filme. Os planos da aparição foram cancelados quando se tornou claro que o traje de Jackman de X-Men: O Filme estaria indisponível.

Veja Também

Links e Referências

  • Nenhum.

Notas de Rodapé

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 1,6 Primeira e única aparição conhecida até agora, além de flashbacks.