FANDOM

Quote1 Se você pode fazer Deus sangrar, então o povo não vai mais acreditar nele. E haverá sangue na água, e os tubarões virão. Na verdade eu só tenho que ficar aqui sentando enquanto o mundo consome você. Quote2
-- Ivan Vanko fonte 

Ivan Vanko (Russo: Иван Антонович Ванко) é filho de um fenômeno russo Anton Vanko que ajudou Howard Stark projetar o Reator Arc, mas quem tinha foi posteriormente deportado dos Estados Unidos quando ficou claro que ele estava trabalhando pelo dinheiro em vez de em benefício da humanidade. O pai de Ivan caiu no alcoolismo e procedeu a abusar do jovem por muitos anos. Em algum momento, ele foi pego vendendo plutônio de qualidade soviética para Paquistão e serviu 15 anos na prisão. Ao longo dos anos, Ivan tornou-se altamente experiente nos campos da física e das ciências mecânicas, enquanto adotava o ódio de seu pai pela família Stark. Depois que seu pai morreu na miséria, Vanko prometeu vingá-lo e construiu um exoesqueleto, alimentado por um reator arc em miniatura, para usar contra Tony Stark em um esforço para desacreditá-lo e viver o seu vingança do pai.

IvanWorking

Ivan constrói sua armadura

Vanko atacou Stark durante o Grande Prêmio de Monaco, usando seu chicote de Whiplash para destruir vários carros na corrida, mas Stark finalmente o derrotou usando um traje do Homem de Ferro portátil (MK V), e Vanko foi enviado para a prisão. Enquanto estava sob custódia, Tony pediu a Vanko por que ele não vendeu sua tecnologia para ganhar dinheiro. Vanko respondeu que queria remover a admiração de Stark das pessoas e demonstrar que Iron Man poderia ser derrotado. Ivan também deduziu que Tony estava sendo envenenado pelo paládio em seu reator arc dizendo: "O Palladium no peito, maneira dolorosa de morrer".

WhiplashAttacks

Vanko ataca

Mais tarde, Vanko escapou da prisão com a ajuda do rival de Stark Justin Hammer, que também orquestrou o fingimento da morte de Vanko na prisão. Martelo e Vanko fizeram um acordo em que Vanko construísse roupas blindadas como a armadura do Homem de Ferro em troca de recursos das Indústrias Hammer. Vanko mudou os termos do acordo no entanto, quando ele instalou a tecnologia de armadura existente de Hammer de trajes vestível em drones não tripulados.

Vanko foi então trancado na fábrica das Indústrias Hammer em Nova York, tendo enfurecido o Hammer com a mudança inesperada. Enquanto isso, o plano de Hammer para desvendar os drones durante a Expo Mundial Stark avançou, embora Vanko novamente surpreendeu o seu benfeitor quando os drones alimentaram e alteraram o simples desvelamento para um full- demonstração explodida. Vanko matou seus guardas e assumiu remotamente o controle dos drones, bem como a Armadura Máquina de Combate usada por James Rhodes.

Ivan Vanko (Earth-199999) in Whiplash MK II 001

Ivan em sua Mark II

À medida que um longo combate de cães envolvendo ambos os trajes da armadura Stark e os drones Hammer progrediu, Vanko abandonou a fábrica e se envolveu pessoalmente em um terno blindado. O volume e as capacidades superiores de seu terno inicialmente compensaram os esforços combinados de Stark e Rhodes, mas Stark lembrou que disparar repulsores um ao outro causaria uma explosão no meio e ele e Rhodes se atiraram um para o outro com Vanko em o meio. A explosão derrotou Vanko e destruiu seu terno. Quando ele ficou ferido nos vestígios de sua armadura, Vanko revelou que ele havia escondido os dispositivos de autodestruição em seu terno, bem como todos os drones Hammer. Suas últimas palavras foram "Você perdeu".[1]

Poderes

Nenhum

Habilidades

Embora raramente utilizado, Vanko é um combatente capaz de mão-a-mão, facilmente capaz de matar dois guardas presumivelmente bem treinados de Hammer's com pouco dano para si mesmo. Ele também é enganosamente inteligente, seu sotaque e sua aparência assombrando um conhecimento e uma habilidade de mecânica e programação altamente habilidosos para enganar aqueles que o rodeiam, manipulando conscientemente Hammer e seus homens com sua percepção dele como fraco ou estúpido. Vanko é bilíngüe, capaz de falar inglês russo e intermediário fluente.

Nível de Força

Ivan Vanko tem a força normal de um homem de idade, altura e construção que se dedica ao exercício intensivo regular. O chicote de Whiplash aumentou sua força até três vezes.[2] Ao usar a armadura Chicote, sua força é ampliada consideravelmente para 200 toneladas de grau. Ele foi mostrado ao mesmo tempo impedindo simultaneamente a Armadura do Homem de Ferro MK VI e Armadura do Máquina de Combate de uma só vez .

Fraquezas

O ódio de Vanko por Stark claramente o domina, fazendo com que ele desperdice um talento considerável em uma pequena vingança. Ele também tem um vínculo excessivamente sentimental com uma cacatua de estimação que imediatamente agrediu sua relação de trabalho com Justin Hammer.

Equipamento

  • Chicotes do Chicote Negro: A primeira construção do Chicote de Vanko foi um exoesqueleto usado na parte superior do corpo que conectou um reator de arco a um sistema de armas de dois chicotadores de plasma de mão. Nunca foi revelado se o arnês tivesse outros usos previstos além de suportar os chicotes, mas foi capaz de gerar calor do arnês principal o suficiente para queimar através de um caldeirão usado no topo. Os chicotes produziram calor suficiente para faca com o corpo reforçado de um carro de luxo com facilidade. Os acessórios hidráulicos do braço e das pernas aumentaram sua força até três vezes.[3]
  • Armadura do Chicote Negro: A segunda construção do Chicote de Vanko foi uma fusão sofisticada da armadura de tecnologia Hammer com um reator de arco em miniatura adaptado dos projetos anteriores de Howard Stark e Anton Vanko. Modelado com muitas das capacidades do Homem de Ferro de Tony Stark em mente, a armadura Chicote concedeu ao usuário uma grande variedade de aprimoramentos. Isso incluiu uma força amplamente ampliada, um alto grau de resistência ao dano e capacidade de vôo de alta velocidade. A saída de potência do reator de arco a bordo do avião poderia ser canalizada para alimentar dois chicotadores de plasma montados no braço que poderiam ser controlados para ter um nível de capacidade de agarrar pré-angular suficiente para envolver firmemente o pescoço de uma pessoa e possuía uma seqüência autodestrutiva.

Explore e Discuta

Notas de Rodapé