FANDOM

Aviso de Spoiler

Quote1 138. 138 missões de combate. Isso é o quanto eu voei, Tony. Cada um deles poderia ter sido meu último, mas eu os voei. Porque a luta precisava ser combatida. Quote2
-- Coronel James Rhodes fonte 

Amizade com Stark

James "Rhodey" Rhodes é um tenente-coronel da Força Aérea dos Estados Unidos. Ele participou de uma cerimônia para presentear Tony Stark com um prêmio por seu trabalho, mas Stark não estava presente. O braço direito de Tony, Obadiah Stane, recebeu o prêmio em nome de Tony e Rhodes mais tarde encontrou Tony festejando em um cassino.

Tony desapareceu após uma demonstração de mísseis das Indústrias Stark no Oriente Médio, quando o comboio militar em que ele viajava foi atacado por terroristas. Montando uma equipe de busca, Rhodes tentou encontrar seu amigo, apesar de o reencontrar somente semanas mais tarde, após Tony ter escapado, quando Rhodes encontrou Stark ferido caminhando através do deserto.

Tony foi visitar Rhodes após anunciar seus planos para cessar a fabricação de armas e pediu a Rhodes para o ajudar com um novo projeto privado. Rhodes não concordou com a abordagem de Tony; ele acreditava que Stark estava sofrendo de um transtorno de estresse pós-traumático por causa de sua captura e precisava de tempo para se recuperar.

O "Homem de Ferro"

James Rhodes (Earth-199999) from Iron Man 2 (film) 001

Tenente-Coronel James Rhodes

Quando o Homem de Ferro partiu de um confronto no Oriente Médio, dois caças F-22 o avistaram e a informação do avistamento foi rapidamente passada para o Coronel Rhodes. Quando perguntado sobre o estado de quaisquer novos desenvolvimentos, Rhodes contatou Tony, o qual negou qualquer conhecimento do incidente. O Homem de Ferro tentou superar os jatos, mas eles eram demais para ele. Tony ligou para Rhodes e revelou que ele era responsável pela "aeronave não identificado."

Rhodes ficou furioso com Tony por enviar equipamento não autorizado, e horrorizado quando Tony explicou que o "equipamento" era na verdade ele mesmo. O Homem de Ferro foi atingido por um avião de combate, fazendo-o voar contra a asa do segundo jato. O piloto ejetou, mas o pára-quedas não abriu. O Homem de Ferro, ainda sob fogo, conseguiu voar e com sucesso liberar o pára-quedas a tempo de salvar a vida do piloto. Tony convenceu Rhodes a anunciar que os acontecimentos com os jatos eram um "exercício de treinamento".

Rhodes chegou na mansão de Stark logo após ter acontecido uma briga acontecido entre Tony e Obadiah Stane. Ele observou o traje de Tony, boquiaberto com a armadura do Homem de Ferro, dizendo que era a coisa "mais incrível" que ele já havia visto. Enquanto Tony voava para longe, Rhodes olhou para o protótipo de armadura que Tony havia construído anteriormente, então sacudiu a cabeça e murmurou, "Quem sabe da próxima."

Dias depois, Rhodes realizou uma conferência de imprensa sobre o incidente com as duas pessoas de armadura, a mesma conferência em que Tony Stark revelou ser o Homem de Ferro.[1]

Máquina de Combate

Máquina de Combate

Seis meses mais tarde, Rhodes ficou sob pressão do governo dos Estados Unidos para convencer Tony Stark a abdicar da propriedade da armadura do Homem de Ferro, permanecendo fiel a Stark, apesar de sua frustração. Quando Stark ficou bêbado na armadura do Homem de Ferro e começou a colocar em risco a vida de todos os convidados em sua festa de aniversário, Rhodes foi forçado a vestir a armadura do Homem de Ferro Mark II para intervir. Após a intervenção se transformar em uma luta que destruiu a casa de Stark, Rhodes partiu com a armadura Mark II.

Após a armadura Mark II confiscada ser atualizada para se tornar a armadura fortemente armada do Máquina de Combate na Base Aérea de Edwards, ela foi levada para uma demonstração na Stark Expo, com Rhodes como seu piloto. No entanto, sua armadura caiu sob o controle de Ivan Vanko e Rhodes foi forçado a assistir, impotente, de dentro do traje, enquanto ela atacava Stark. O software do Máquina de Combate foi reiniciado por Natasha Romanoff, permitindo que Rhodes recuperasse o controle sobre a armadura. Rhodes então se juntou com Stark para lutar contra os drones não tripulados de Justin Hammer e então o próprio Vanko.[2]

Aventuras Solo

Uma nova versão da armadura do Máquina de Combate foi criada por Tony Stark, a fim de restaurar a armadura original do Máquina de Combate à sua forma de Homem de Ferro MK II, tirando quaisquer vestígios de tecnologia Hammer, o que Stark sentia que era um insulto à sua criação. Stark afirmou que ele deu para Rhodes a armadura somente porque ele confiava nele e porque o mundo precisava de um outro Homem de Ferro sempre que Stark não estivesse disponível.

Rhodes começou a realizar diferentes missões para a Força Aérea, nas quais ele encontrou terroristas, alegando serem membros dos Dez Anéis, com tecnologia da Hammer. Ele conseguiu derrotar e resgatar os reféns de um pequeno grupo desses terroristas em Hong Kong, mas resultou em uma armadilha, onde o Máquina de Combate teve que enfrentar um tanque da Hammer movido a energia nuclear.[3] Rhodes conseguiu escapar da armadilha e partiu para Nova York, a fim de ajudar Tony em uma "situação".

Quando chegou, ele encontrou Tony e os Vingadores comendo em um restaurante de Shawarma, ao fim de uma batalha.[4]

Patriota de Ferro

O Coronel Rhodes continuou a usar a armadura do Máquina de Combate, agora re-batizada como Patriota de Ferro, em uma série de missões para o governo dos Estados Unidos. Um de seus principais objetivos foi investigar uma série de atentados terroristas que estiveram atormentado o mundo por algum tempo, mas sem até mesmo resíduos de fragmentos de bombas para rastrear, ele encontrou-se voando ao redor do globo perseguindo uma pista falsa após outra. Durante uma de suas tentativas para deter o terrorista fantasma no Oriente Médio, ele entrou em uma pequena sala de fábrica têxtil, inadvertidamente liberando um número de mulheres escravizadas que trabalhavam lá. No entanto, uma deles acabou sendo um soldado aprimorado pelo Extremis, e ela desativou os sistemas do traje com um ataque surpresa, antes que Rhodes pudesse reagir.

Arquivo:James Rhodes (Earth-199999) as Iron Patriot 002.jpg

Embora ainda dentro do Patriota de Ferro, o Coronel Rhodes foi levado para Miami e arrastado até Aldrich Killian, o chefe da I.M.A. e o cérebro por trás dos soldados Extremis. Killian desejava o Patriota de Ferro para seus próprios objetivos e começou a torturar Rhodes, até Rhodes ser forçado a sair de dentro da armadura. Inicialmente planejando enfrentar seus captores, ele rapidamente desistiu da luta, quando ele testemunhou a extensão do poder do Extremis de Killian.

Rhodes foi capaz de escapar e dominar um guarda, confiscando a pistola do homem no processo. Foi depois dessa fuga que Stark o contatou sobre o Patriota de Ferro e Rhodes o informou sobre o roubo da armadura por Killian. Juntos, eles confrontaram Trevor Slattery sobre os planos de Killian e descobriram o suficiente para entender que o presidente dos Estados Unidos era o próximo alvo de Killian.

A dupla partiu em um barco para enfrentar Killian na costa, onde ele havia armado a próxima parte de seu plano em um petroleiro da Roxxon. Stark passou parte da viagem tentando resgatar o Presidente Ellis remotamente, mas teve que recorrer a rastreá-lo até o petroleiro em vez disso. Lá, eles encontraram Ellis pendurado, no interior do Patriota de Ferro, prestes a ser incinerado em uma execução pública, e com Stark e nem Rhodes estavam de armaduras, eles tiveram que enfrentar os homens de Killian armados apenas com sua inteligência e um par de pistolas de 9mm.

Eles resolveram resgatar o presidente, mas não demorou muito para que presença deles fosse detectada e eles tiveram que enfrentar uma força de soldados aprimorados pelo Extremis. Felizmente, o plano reserva de Stark, o qual consistia de convocar inúmeras armaduras do Homem de Ferro semi-autônomas reservas, foi um sucesso, e Stark rapidamente foi aos céus para lutar contra os soldados, enquanto Rhodes fez o seu caminho até o presidente. Ele conseguiu libertar Ellis e assim que eles estavam seguros, ele vestiu o Patriota de Ferro e levou o presidente para fora da batalha.

Com a crise evitada, Rhodes fez o Vice-Presidente ser preso por conspirar com Killian.[5]

Os Vingadores

Após vários meses, Rhodes respondeu a um convite para participar de uma festa na Torre Stark, onde Tony e sua equipe de Vingadores estavam em clima de comemoração após uma missão bem sucedida. Ele ficou até tarde, após a maioria dos convidados ter partido, e participou em um teste de força para tentar mover o martelo de Thor, o Mjolnir, mas mesmo trabalhando em conjunto com Tony, e ambos aumentando suas forças com suas manoplas, ele não conseguiram mover o martelo. O jogo foi interrompido pelo aparecimento de um dos robôs da Legião de Ferro de Stark, o qual os atacou. O robô, o qual mais tarde veio a ser conhecido como Ultron, teve ajuda de outros robôs da Legião de Ferro de Stark, e na batalha que se seguiu, Rhodes foi rapidamente jogado através de uma janela e para fora da luta.

Ele teve uma chance de se vingar quando ele foi chamado para ação novamente como Máquina de Combate, quando os Vingadores estavam planejando uma ataque final contra as forças de Ultron em Sokovia. Rhodes voou com Stark contra a legião de robôs, destruindo inúmeros membros de sua força em uma batalha aérea acima de Sokovia. Ele ganhou muito respeito nesse dia e foi convidado a preencher as fileiras de uma nova equipe de Vingadores, após vários membros partirem para cumprirem assuntos pessoais.[6]

Vingadores Divididos

Alguns meses mais tarde, após uma missão resultar na destruição acidental de um edifico com membros Wakandianos, o Secretário Thaddeus Ross decidiu introduzir o Tratado de Sokovia, a legislação da ONU que traria todos os super-humanos sob a autoridade do governo ou seriam presos. Rhodes foi um dos Vingadores que ficou ao lado do Tratado, vendo ele como um resultado natural de tudo o que a Terra havia passado ao longo dos últimos anos.

Quando o Tratado tornou-se lei, Rhodes foi forçado a prender Steve Rogers e Sam Wilson quando tentaram resgatar o Soldado Invernal após ele ser acusado de bombardear uma reunião das Nações Unidas sobre o Tratado. Após os três escaparam, Rhodes se juntou aos Vingadores de Stark para capturar Rogers e seus aliados. Durante a batalha no Aeroporto de Leipzig/Halle, apesar dos melhores esforços do novo aliado de Rogers, o Homem-Formiga, Rhodes quase foi capaz de capturar Rogers e Barnes quando eles roubaram o Quinjet, mas acabou sendo acidentalmente derrubado pelo Visão, quando o androide estava tentando derrubar Sam Wilson. As lesões resultantes do acidente danificaram seriamente a espinha de Rhodes, com a implicação de que ele nunca iria voltar a andar novamente. No entanto, Stark foi capaz de desenvolver cibernéticos que poderiam ajudar Rhodes a recuperar o uso das pernas, com Rhodes assegurando Stark que ele entrou em ação plenamente consciente dos riscos e confiante de que ele havia tomado a decisão certa.[7]

Poderes

James Rhodes não possui poderes próprios, mas tem acesso a vários recursos incorporados na sua armadura do Máquina de Combate, uma armadura de alta tecnologia que lhe confere as seguintes habilidades:

Arquivo:War Machine 2.jpg
  • Força Sobre-Humana: A primeira armadura do Máquina de Combate aumentava a força de seu usuário a um grau desconhecido. O nível de força parece ser comparável a armadura do Homem de Ferro Mark III de Stark, a qual era capaz de erguer um carro.
  • Resistência: Sua armadura é muito resistente, capaz de suportar enormes quantidades de danos. Ela pode suportar balas de alto calibre com facilidade. Ele também pode suportar foguetes, torpedos e outros, embora ele receba danos.
  • Voo: Sua armadura pode voar e viajar a velocidades supersônicas.

Habilidades

Hábil como piloto, navegador, combatente e no manuseio de armas de fogo.

Nível de Força

Aumentada pela armadura.

Fraquezas

Após a batalha no Aeroporto Leipzig/Halle, Rhodes ficou paralisado da cintura para baixo, necessitando de ajuda tecnológica para andar, embora com dificuldades.

Equipamento

Armadura do Máquina de Combate MK II; formerly Armadura do Máquina de Combate MK I

Armas

A armadura do Máquina de Combate possui uma grande variedade de armas, incluindo metralhadoras de pulso, um lançador de foguetes, uma minigun no ombro e mísseis em miniatura com detecção de calor.

Assim como a armadura do Homem de Ferro, o traje de Rhodes está equipada com poderosos feixes repulsores que são disparadas a partir das palmas das manoplas.

Arquivo:James Rhodes (Earth-199999).jpg
  • James Rhodes é um dos poucos personagens que são interpretados por atores diferentes no Universo Cinematográfico da Marvel. Os outros são Bruce Banner, Howard Stark, Thanos and Fandral.
  • Roteiros iniciais de Homem de Ferro 2 mostram que era planejado que o Máquina de Combate matasse Justin Hammer quando sua armadura estava sob o controle de Ivan Vanko.
  • Apesar de ter sido renomeado para Patriota de Ferro e Rhode ter defendido esse nome para Stark, ele na verdade prefere Máquina de Combate, o que é uma piada recorrente durante o Homem de Ferro 3. A conta da I.M.A. de Rhodes é Máquinadecombate68, com sua senha sendo MÁQUINADECOMBATEARREBENTA.

Explore e Discuta

Notas de Rodapé