FANDOM

FuncionáriosInformation-silk
Joe Quesada (Terra-1218)

Joe Quesada 001

Nome Verdadeiro
Joseph Quesada
Pseudônimos
Joe Quesada

Empregadores
Marvel Comics; DC Comics; Valiant;Chaos!; Dark Horse; Harris; Image; Topps; Event

Títulos
Escritor

Desenhista Artista da Capa Editor Editor-Chefe

Diretor de Criação

Características
Sexo

Local do Nascimento
Cidade de Nova Iorque, Nova Iorque, Estados Unidos da América

Data de Nascimento

12 de Janeiro de 1962

História Profissional

Conhecido como Joe Q, Quesada é atualmente Diretor de Criação da Marvel.

Carreira inicial

Joseph Quesada nasceu em 12 de janeiro de 1962, filho de um pai cubano e cresceu em Jackson Heights, Queens. Ele é bacharel em ilustração na New York School of Visual Arts. Por um tempo ele ganhou a vida como músico.

Em 1991, ele se tornou colorista da Valiant Comics. Seu primeiro trabalho foi em Spelljammer na DC, onde também trabalhou em O Questão, O Ray e Batman: Espada de Azrael. Em 1992, ele ganhou o Harvey. Prêmio de melhor novo talento. Seu trabalho excepcional levou a outras missões na Marvel, Chaos, Dark Horse, Harris, Image, Topps e Valiant.

Em 1994 ele estava pronto para atacar por conta própria. Com Laurie Bradach e Jimmy Palmiotti ele fundou a Event Comics e criou “Ash”. Seus outros títulos incluíam “The 22 Brides”, “Kid Death and Fluffy” e “Painkiller Jane”.

O sucesso da Event Comics levou a um contrato importante com a Marvel para produzir "Marvel Knights." Esta nova linha de títulos mostraria personagens que escaparam dos holofotes, como o Pantera Negra, a Viúva Negra, Demolidor, e os Inumanos. Quesada recrutou novos talentos de fora do universo principal, incluindo Brian Michael Bendis, Steve Dillon, Garth Ennis, David Mack, Mark Millar, Grant Morrison e Michael Avon Oeming, para trabalhar nesses títulos. Ele até contribuiu com lápis para uma história de Demolidor escrita por Kevin Smith. A linha Knights se tornou um sucesso, e Quesada também.

Editor Chefe na Marvel

Em janeiro de 2000, Bill Jemas tornou-se o chefe da Marvel. Como parte de uma campanha para revitalizar e eliminar os efeitos da falência, em agosto de 2000 ele demitiu Bob Harras e instalou Quesada como editor-chefe. Em vez de deixar a Marvel descansar em suas glórias passadas, Jemas e Quesada trouxeram novos talentos e novas idéias. A campanha funcionou; as vendas subiram 75% em seu primeiro ano e continuaram a subir.

Quesada e Jemas presidiram a introdução da linha Ultimates. Quarenta anos de continuidade dificultaram a atração de novos leitores. A solução deles foi usar os mesmos personagens clássicos, mas dar-lhes novos começos, ao mesmo tempo largando a bagagem de continuidade e atualizando os personagens para um público mais jovem. Como os Cavaleiros, o Ultimates se tornou um sucesso. Durante esse tempo, eles começaram a reembalar os quadrinhos como livros comerciais e colocá-los em livrarias tradicionais.

Outros projetos criaram polêmica. Por exemplo, Wolverine sempre teve falta de uma origem completa, e esse mistério contribuiu para o seu apelo. Quesada e Jemas encomendaram uma minissérie, apropriadamente intitulada "Origin", para dar a Wolverine um pai e uma infância. Depois de tanto tempo e especulação, nenhuma história poderia satisfazer as expectativas para ela, por outro lado, deu a esse personagem imensamente popular uma nova profundidade. Outro projeto, a linha Max, rompeu com a Autoridade de Código de Banda Desenhada para oferecer conteúdo adulto. Em 2005, a Quesada encomendou o evento Decimation, que livra todos os 198 mutantes de seus poderes. Embora este tenha sido um movimento criativo devido à enorme quantidade de mutantes, mais polêmica ocorreu. Dois anos depois, ele comissionou One More Day, que é hoje uma das histórias mais controversas da Marvel de todos os tempos. Ele também criou a ideia do Red Hulk.

Jemas tornou-se diretor de operações do Marvel Entertainment Group em 2002, enquanto Quesada permaneceu no local. Qualquer dúvida que Jemas "carregou" Quesada desapareceu. Ele dirigiu um caminho difícil entre atrair novos leitores e alienar os atuais leitores, que sempre se apressam em reclamar sobre mudanças em "seus" quadrinhos. Desentendimentos com distribuidores, concorrência de outros meios de comunicação e uma grande dívida persistente também dificultaram seu trabalho. Por outro lado, seu amor inconfundível pelos quadrinhos, o entusiasmo por seu trabalho e o julgamento artístico restauraram o grau de respeito que a Marvel tinha pela perda nos anos 90.

Como editor, Quesada fez algumas mudanças políticas, com (como sempre) reações mistas. Os poucos personagens da Marvel que fumavam não podiam mais fazê-lo, provavelmente uma reação à batalha de seu pai com o câncer de pulmão, bem como o desejo de fornecer bons modelos para as crianças. Outras mudanças incluíram a restauração da numeração das ocorrências (por exemplo, "Amazing Spider-Man", do volume 2 # 58 para o volume 1 # 500), uma proibição de mortes de personagens e a descontinuação de notas de rodapé.

Ao longo dos anos, Quesada continuou as práticas que o tornaram uma figura importante no setor. Ele recrutou os melhores talentos que conseguiu encontrar e deu a eles o máximo de liberdade possível. Igualmente importante, ele manteve contato com os fãs e ouviu suas preocupações e idéias.

Quesada é membro do Comitê Executivo de Um Compromisso com Nossas Raízes (ACTOR), uma organização sem fins lucrativos que fornece suporte para criadores de quadrinhos aposentados ou deficientes das Idades de Ouro e Prata. Outros membros incluem Dick Giordano, Joe Kubert, Dennis O'Neil, George Perez, John Romita Sr. e Roy Thomas.

Quesada tem uma esposa, Nanci, e uma filha, Carlie, que é a inspiração para o personagem Carlie Cooper. Ele mora em Nova York. Em abril de 2014, ele ainda é diretor de criação da Marvel e ocasionalmente contribui com arte, como para A Era de Ultron #10.

Histórico de Trabalho

Imagens atribuídos a Joe Quesada (Terra-1218)

Notas

  • Sem notas especiais

Curiosidades

  • Sem curiosidades

Veja Também

Site Oficial

Links e Referências

Notas de Rodapé