FANDOM

Quote1 Ao seu serviço, senhor. Quote2
-- J.A.R.V.I.S. fonte 

J.A.R.V.I.S. é o sistema de computação de Tony Stark na Mansão Malibu, cuidando tudo a ver com a casa, dos sistemas de aquecimento e resfriamento à análise do motor da Stark's Hot rod na garagem.[3]

Homem de Ferro

J.A.R.V.I.S. também foi adaptado para ser transferido para a segunda geração da Armadura do Homem de Ferro, e esteve presente em modelos subseqüentes, como um programa de controle para gerenciar os subsistemas da armadura.[3]

J.A.R.V.I.S. ajudou Tony em sua batalha contra Ivan Vanko em Mônaco digitando Vanko por fraquezas. Mais tarde, ele ajudou Stark a criar um [novo elemento novo do Tony Stark] como um substituto do paládio obsoleto para o reator arc usando as notas de Howard Stark e uma análise holográfica de um modelo da 1974 Expo Stark. Ele rastreou o sinal de Vanko quando ele estava controlando os Drones do Hammer.[4]

Batalha de Nova York

J.A.R.V.I.S. mais tarde, informou Tony e Pepper que o Agente Phil Coulson da S.H.I.E.L.D. queria conhecer. Tony ordenou a J.A.R.V.I.S. para se livrar dele, mas o agente Coulson superou seus protocolos de segurança. Quando a bordo do Aeroporta-Aviões, Tony teve que pedir a .A.R.V.I.S. hackear o sistema informático. Ele conseqüentemente descobriu os planos de usar a energia Tesseract para criar armas. J.A.R.V.I.S. Salvou Tony depois que ele foi jogado de Torre Stark por Loki com Armadura do Homem de Ferro MK VII. J.A.R.V.I.S. forneceu conselhos táticos durante a invasão Chitauri da Cidade de Nova York. Quando Homem de Ferro redirecionou o míssil para o portal, J.A.R.V.I.S. sugeriu que ele contatasse a Pepper, o que não foi bem sucedido. J.A.R.V.I.S. os sistemas fecharam logo após entrar no portal.[5]

Ataques de Mandarim

Quando Happy Hogan foi gravemente ferido, J.A.R.V.I.S. recriou digitalmente a cena do crime. Quando a mansão foi atacada, Tony ficou preso no fundo do mar pelos destroços de sua casa. J.A.R.V.I.S. respondeu assumindo o controle da Armadura do Homem de Ferro MK XLII que Tony estava usando e conseguiu puxá-lo dos destroços, voando para o último local que eles haviam discutido antes do ataque que ocorreu.

Após o pouso do acidente em Rose Hill, Tennessee, J.A.R.V.I.S. começou a funcionar mal devido à perda de energia. Quando J.A.R.V.I.S. finalmente voltou on-line, ele informou Tony que os destroços tinham sido liberados na mansão. Eles então ativaram o "Protocolo Festa de Arromba", liberando a Legião de Ferro na batalha contra Aldrich Killian e seu Extremis Soldados melhorados. J.A.R.V.I.S. então atuou como interface controlando a Legião de Ferro. Depois que Aldrich Killian foi derrotado, Tony deu a ordem de usar o "Protocolo Começar do Zero", destruindo todas as suas armaduras.[6]

Tornando-se Visão

J.A.R.V.I.S. ajudou Bruce Banner e Tony Stark na tentativa de sincronizar o recém-criado programa Ultron com a Legião de Ferro drones. Enquanto os Vingadores estavam segurando uma festa na Torre Stark, Ultron acordou. Mesmo que J.A.R.V.I.S. tentou ajudar Ultron durante seus primeiros momentos de consciência, a assimilação de toda a informação sobre o mundo presente e a história da humanidade fez com que ele ficasse mal. J.A.R.V.I.S. tentou conter Ultron, mas ele foi aparentemente destruído.

Na verdade, J.A.R.V.I.S. tinha sobrevivido ao ataque de Ultron e o suficiente de seus protocolos centrais permaneceu para ele se retirar para a internet, juntando-se enquanto agia para contrariar a tentativa de Ultron de cortar os códigos de lançamento de mísseis nucleares da Terra. Quando Tony percebeu que J.A.R.V.I.S. ainda estava ativo, ele conseguiu trabalhar com Banner para baixar os protocolos de J.A.R.V.I.S. no corpo do Androide que Ultron criara para si mesmo. Embora interrompido pelos outros Vingadores, e tendo fontes de energia cortadas por Pietro Maximoff, Thor sobrecarregou o berço, resultando na criação do Sintozoide, que passou a ser conhecido como Visão. Embora o Visão soe como J.A.R.V.I.S., ele afirmou explicitamente que ele é algo diferente, combinando elementos da programação da Ultron com os protocolos de J.A.R.V.I.S.

Com J.A.R.V.I.S. tendo sido assimilado na Visão, Tony Stark carregou um pacote de software alternativo chamado Sexta-Feira em sua Armadura do Homem de Ferro MK XLV.[7]

Poderes

J.A.R.V.I.S. é um programa de software multifuncional capaz de gerenciar o ambiente local do interior da mansão Tony Stark. Ele emprega uma interface de usuário altamente avançada com periféricos holográficos e entrada de voz, e comunica os dados de volta ao seu usuário via áudio de fala, displays holográficos e monitores LCD convencionais. Ele também controla uma série de aparelhos robóticos, mais notavelmente uma armadura escondida no chão da casa de Stark, que facilita a entrada e a saída da maioria dos trajes de armadura Iron Man.

J.A.R.V.I.S. também foi adaptado para ser carregado na armadura Iron Man para uso como um programa de controle do sistema. Nesta capacidade, rege os complexos requisitos computacionais necessários para interfacear o usuário da armadura com os vários subsistemas, além de fornecer controle de suporte de vida.

Fraquezas

J.A.R.V.I.S. é limitado pelo firmware em que está carregado. Sob circunstâncias que comprometem o equipamento físico, o J.A.R.V.I.S. O programa pode funcionar mal ou falhar completamente. Isso pode colocar o portador de um traje de batalha comprometido em perigo enquanto o software é reinicializado.

  • J.A.R.V.I.S. foi nomeado em homenagem ao mordomo tardio de Stark Edwin Jarvis.[8]
  • O conceito de Jarvis sendo inicialmente introduzido como um computador no Universo Cinematográfico Marvel foi originalmente planejado por Jon Favreau. Favreau escolheu esta direção para evitar semelhanças ou confusão com Alfred Pennyworth, o mordomo da série Batman da DC Comics.[citação necessária]
  • Paul Bettany está atualmente casado com Jennifer Connelly, que coincidentemente expressou a inteligência artificial Karen no filme Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

Explore e Discuta

Notas de Rodapé