FANDOM

Quote1 Eu realmente não compreendi o que eu estava fazendo. Eu era arrogante... Não. É mais do que isso. Nós estávamos ambos na cabeça uns dos outros. Conhecemos a verdade. Sou arrogante, sim, mas é porque sei... por baixo... Que não sou o melhor. Eu sou falho. Então eu compenso demais. Mas você... Você está culpado porque, no fundo, você sabe que você é mais esperto do que outros. Melhor. Mas chegou a um preço doloroso. Então você se sabota. Isso não acontecerá hoje. Você disse isso mesmo. Quando as vidas estão em jogo, você não hesita. Hoje, você será capaz de fazer isso. Hoje você deve aceitar que você... é superior. O herói superior. É isso que todos precisamos. Isso, e nada menos. Quote2
-- Homem-Aranha (Otto Octavius) fonte 
Spider-Man - Doctor Octopus Year One Vol 1 1 Textless

Doutor Octopus: Ano Um

Vida Anterior

Nascido em Schenectady, Nova York, para uma família de classe baixa, apenas o filho Otto Octavius deveria ser criado por sua arrogância da mãe e seu abusivo pai. Durante a juventude, Otto freqüentemente recebia latidos em casa ou na escola. Seu pai rugia em Otto para usar a violência ao lidar com valentões, enquanto sua mãe, por sua vez, sempre colocava Otto fora usando a violência. Às vezes, o pai de Otto o vencera durante as raivas, ganhando o ódio de Otto.[14]

Educação

Ele foi aceito em M.I.T. (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Mais tarde, seu pai foi morto em um acidente de construção durante o primeiro ano de faculdade de Otto, sua mãe usou a morte precoce de seu marido para manipular Otto para estudar mais. O trabalho árduo de Otto valeu a pena quando ele se formou no topo de sua aula e tornou-se um pesquisador na pesquisa Atômica um recluso na escola.[14]

Otto Octavius (Earth-616) from Superior Spider-Man Vol 1 28

Pesquisa Atômica

Agora, um adulto, Otto Octavius conseguiu obter um emprego no Centro de Pesquisa Atômica dos E.U.A.. Para ajudar a manipular substâncias radioactivas a uma distância segura, Otto construiu um arnês de peito controlando quatro braços mecânicos, semelhantes a tentáculos - ganhando o apelido de Doutor Octopus. No trabalho, se apaixonou por uma colega pesquisadora, Mary Anders, mas quando Otto pronunciou suas intenções de se casar com ela, sua mãe estava contra ela, dizendo que ninguém era bom o suficiente para seu filho, fazendo com que ele rompesse seu noivado. Quando Otto descobriu sua mãe namorando nas costas, ele explodiu com raiva. Durante o argumento, Maria morreu de um ataque cardíaco, deixando Otto sem mãe e com sentimentos amargos.[15][16]

Doutor Octopus

Spider-Man Doctor Octopus Negative Exposure Vol 1 5 Textless

Doutor Octopus

Consumido com culpa, Otto não conseguiu se concentrar completamente durante o trabalho, e líquidos voláteis explodiram - bombardeando o cientista com radiação. As substâncias o deixaram capaz de controlar mentalmente os braços, mas o acidente também causou danos cerebrais irreversíveis - transformando o cientista respeitado em um criminoso sobrehumano megalomaníaco. [17][18]

Conhecendo o Homem-Aranha

Despertando em um hospital, Otto sabia que essa nova força encontrada - combinada com seu incrível intelecto - poderia torná-lo extremamente poderoso. Segurando a equipe médica como refém, Otto forçou-os a reunir equipamentos de laboratório para que ele continuasse seu trabalho. Mas o Homem-Aranha apareceu. O Doutor Octopus derrotou facilmente o Homem-Aranha. Doc Ock, então, assumiu o controle de uma instalação de pesquisa nuclear líder e novamente ajustou-se com o escalador de parede, que desta vez o derrotou com um soco na mandíbula.[17][19]

Carreira Criminosa

Depois de cumprimentar o tempo, Doc Ock tentou levantar fundos lançando gangster Blackie Gaxton de uma prisão da Filadélfia - assistida pelo advogado de Gaxton, Bennett Brant. O Homem-Aranha frustrou o esquema, mas não conseguiu salvar Bennett de ser baleado na frente de sua irmã, Betty Brant. Depois de fugir do Homem-Aranha durante uma briga em um barco de refúgio destinado a Gaxton, Octopus viajou por todo o país, cometendo alguns dos crimes mais espetaculares na tentativa de trazer Spider-man para enfrentá-lo. Quando isso falhou, Octopus voltou a Nova York, onde esperava encontrar o Homem-Aranha.[20]

Depois de seqüestrar Betty Brant, a quem Octopus sabia que o Homem-Aranha arriscava sua vida a salvar antes, ele lutou com Spider-Man na Ilha Coney, que sofria de um ataque de vírus grave e facilmente derrotou e desmascarou-o como Peter Parker. Falsamente percebendo que o fraco Peter Parker não podia ser o Homem-Aranha, Octopus deixado e foi em uma fúria, liberando zoológicos e finalmente confrontando o "real" Homem-Aranha, e foi derrotado quando ele estava preso em um edifício em chamas.[21]

Depois de ser preso novamente, uma equipe de especialistas encontrou uma maneira de remover seu arnês. Agora, acreditava que a prisão seria normal novamente e sem poder, eles colocaram seus tentáculos em outra parte da instalação. Foi neste momento que Octopus mostrou que ele tinha controle mental sobre seus braços, mesmo quando separado dele em curtas distâncias. Usando isso para sua vantagem, ele convocou seus tentáculos para retornar a ele e escapou da prisão.[22]

Sexteto Sinistro

Ele então deduziu isso para derrotar o Homem-Aranha, ele não podia fazê-lo sozinho. Ele decidiu reunir uma equipe de vilões para destruir o Homem-Aranha, e assim reuniu o primeiro Sexteto Sinistro para combater o Homem-Aranha. Ele planejou seqüestrar Betty Brant novamente e torná-la seu refém. No entanto, Betty estava visitando com May Parker na época, que também foi capturado e tomado como refém. O Dr. Octopus tratou tão gentilmente que ela permaneceu felizmente desconhecida de ter sido seqüestrada pelo encantador vilão.[22][23]

Doutor Octopus VS Homem-Aranha

Mestre Planejador

Após a derrota do Homem-Aranha do Sexteto Sinistro, Octopus reuniu outro grupo de subordinados vestidos e estabeleceu uma base submarina. Chamando-se o Mestre Planejador, embarcou em uma série de roubos de substâncias experimentais - buscando expandir ainda mais seu domínio das ciências atômicas. Seu objetivo: desenvolver um raio de radiação com o qual ele poderia governar o mundo. Mas seu plano estava destinado a se entrelazar com o Homem-Aranha: quando maio adoecer, Peter lhe forneceu uma transfusão de sangue - não perceber que a radioatividade em seu plasma a mataria.[4]

A única substância capaz de salvá-la foi o experimental ISO-36. Peter conseguiu obter dinheiro suficiente para financiar a operação, mas as forças do Master Planner seqüestraram a remessa para sua própria pesquisa mortal. Spider-Man rastreou o planejador mestre em seu esconderijo subaquático e confrontou seu inimigo, revelou ser Doc Ock. Depois que a base foi destruída, o doutor Octopus escapou mais uma vez. O Homem-Aranha recuperou o ISO-36 e salvou a vida da Tia May com a ajuda do Dr. Curt Connors (o Lagarto.[24]

O próximo esquema do Doutor Octopus envolveu o roubo do Nullifier, um projetor que poderia desativar qualquer dispositivo. Depois de duas tentativas falhadas, Otto finalmente conseguiu o terceiro. Virando o Nullifier contra o Homem-Aranha, ele causou que o rastreador de paredes perdesse a memória e lhe dissesse que eram aliados. Ele então recrutou a ajuda do Homem-Aranha para roubar os componentes restantes para o dispositivo.[25] Embora o Homem-Aranha não tenha recuperado sua memória, seu instintivo senso de aranha o persuadiu a não confiar no Doc Ock, e Otto foi derrotado mais uma vez.[26][27][28]

Primeiro Sangue

Agora preso, com seus braços confiscados, Otto novamente demonstrou que o alcance de seu controle psiônico sobre os tentáculos tinha aumentado a uma distância muito maior do que se acreditava anteriormente.[29] Os braços libertaram-no do cativeiro; depois de sequestrar um avião e explodi-lo, Doc Ock, que se acredita estar morto, decidiu atacar a cidade, chamando a atenção para si mesmo do Homem-Aranha.[30] Na batalha que se seguiu entre os dois. dois, Doc Ock acidentalmente derrubou uma chaminé, que matou George Stacy (o pai de Gwen Stacy, o primeiro amor verdadeiro do Homem-Aranha), que estava impedindo que uma criança fosse esmagada pela chaminé.[31]

Casamento

Livre novamente, o Doutor Ock aproveitou a ausência do Rei do Crime para reunir suas forças e lançar uma guerra total entre gangues contra os bandidso do Cabeça de Martelo.[32] Mas o envolvimento do Homem-Aranha rapidamente resultou no retorno do Doutor Ock à prisão.[33] Enquanto encarcerado, o Doutor Octopus aprendeu May Parker herdara uma pequena ilha canadense contendo um reator nuclear comercial. Em sua libertação, ele começou a namorar e se casar com May. Mas Hammerhead interrompeu o casamento, e a perseguição e a briga que se seguiram levaram à destruição do reator.[34]

Polvo sobreviveu à explosão e acabou vivendo como um abandonado no Bowery, sendo assombrado pelo fantasma do Cabeça de Martelo.[35][36][37] Ele procurou May Parker, que o levou de volta, embora ele a tivesse deixado encalhada no altar, levando-o a sequestrá-la quando foi atacado pelo Cabeça de Martelo.[38] Ele construiu um dispositivo para destruir o hospedeiro, que em vez disso trouxe Cabeça de Martelo de volta à vida,[39] que sequestrou tia May. Octopus e Homem-Aranha se uniram para resgatá-la.[40]

O Doutor mais tarde tentou roubar um submarino movido a energia nuclear. Ele também tentou envenenar Nova York com tinta de impressoras, e lutou contra o Justiceiro e Homem-Aranha.[41] O Doutor próximo lutou com Coruja e sua gangue.[42][43] Ele desativou com sucesso um reator nuclear antes de um colapso.[44] O Sr. Fantástico diagnosticou o Doutor Ock como sofrendo de transtorno de personalidade múltipla.[45]

Guerras Secretas

O Doutor foi levado para o Mundo Bélico do Beyonder, onde ele lutou contra um grupo de heróis e conspirou contra o Doutor Destino para a liderança do grupo de vilões. Ele foi capaz de derrotar os X-Men até que Magneto veio em seu auxílio.[46][47]

Aracnofobia

Quando o Doutor Oquinho entrou em guerra com o Coruja, o Homem-Aranha e a Gata Negra tentaram intervir. Devastado pelo fato de o confronto ter deixado a Gata Negra perto da morte, um Peter de coração frio disse adeus a seus amigos antes de entrar no que ele acreditava ser seu último confronto com o Doutor Octopus. A vitória do Homem-Aranha foi impiedosa, e o Doutor Oquinho desenvolveu um medo mórbido de seu inimigo aracnídeo. Preso em uma instituição mental, Otto lutou com sua fobia avassaladora do Homem-Aranha. Sabendo que ele não poderia enfrentar seu inimigo diretamente, o próximo plano de Oquinho envolveu o uso de armas biológicas para matar toda a população de Nova York. O Homem-Aranha foi forçado a fingir uma derrota humilhante para que a cidade não fosse destruída, restaurando a autoconfiança de Otto.[48]

O Retorno do Sexteto Sinistro

Dr. Octopus recrutou o Electro e o Homem-Areia para o Novo Sexteto Sinistro.[49] Seus próximos recrutas foram Duende Macabro e Mystério.[50] Seu recruta final foi o Abutre.[51] O Doutor Octopus com seu novo Sexteto Sinistro planejado para dominar o mundo e destruir o Homem-Aranha.[52] Depois de tentar queimar o Homem-Aranha,[53] o Homem-Aranha derrotou os vilões..[54]

Salvador do Homem-Aranha

Aprendendo que sua noiva Mary Alice estava morrendo de AIDS, Otto começou uma busca desesperada por um material de pesquisa para a cura. Suas tentativas falharam, Mary Alice morreu, e o vilão rendeu-se mansamente ao Homem-Aranha.[55] Otto cansado do mundo escapou da prisão. Na época, o Homem-Aranha estava morrendo de um vírus químico. Esperando um dia matar o próprio herói, o Doutor Oquinho capturou e desmascarou seu inimigo. Analisando o vírus, Otto ofereceu-lhe uma cura. Ousando confiar em seu inimigo, Peter aceitou a mistura e foi curado.[56]

Tabela de Poder [70]
Inteligência
Força*
 2
Velocidade*
 3
 2
Resistência*
 3
 2
Projeção de Energia
 1
Habilidades de Luta
* Maior força e velocidade ao usar braços mecânicos

Poderes

Fisiologia Aranha: Depois de trocar corpos com Homem-Aranha, Otto, no corpo de Peter, possui os poderes proporcionais de uma aranha. As enzimas mutagênicas complexas e radioativas no sangue da aranha que foram transferidas no momento da picada provocaram numerosas mudanças mutagênicas em todo o corpo dentro de Parker, concedendo-lhe força sobre-humana, velocidade, carne endurecida e numerosas habilidades parecidas com aracnídeos.[57] Seus poderes incluem:

  • Escalamento de parede: A exposição do Homem-Aranha ao veneno da aranha mutada induziu uma alteração de seus engramas mutagênica, em todo o cerebelo, resultando na capacidade de controlar mentalmente o fluxo de atração inter-molecular entre camadas limite atômicas. Isso supera o comportamento normal da concha de elétrons externa de repulsão mútua com outras camadas externas de elétrons e permite que o tremendo potencial de atração de elétrons prevaleça. A partícula subatômica controlada mentalmente responsável por isso ainda não foi identificada. Essa capacidade de afetar a atração entre superfícies é tão limitada ao corpo do Homem-Aranha (especialmente concentrado em suas mãos e pés) e outro objeto, com um limite superior de várias toneladas por dedo.[citação necessária]
    Otto Octavius as Spider-Man (Earth-616) 001

    Lançando teias

  • Força Sobre-Humana: O Homem-Aranha possui força sobre-humana, permitindo-lhe pressionar aproximadamente 10 toneladas.[57]
  • Velocidade Sobre-Humana: O Homem-Aranha é capaz de correr e se mover a velocidades que estão muito além dos limites físicos naturais do melhor atleta humano.[58] O Homem-Aranha mostrou ser rápido o suficiente para alcançar um carro acelerado a pé, mas prefere viajar pelas teias.[59]
  • Resistência Sobre-Humana: A musculatura avançada do Homem-Aranha produz menos toxinas durante a atividade física do que um humano comum. Isso permite que ele se esforce fisicamente por períodos de tempo muito maiores antes que a fadiga comece a prejudicá-lo. Em seu auge, o Homem-Aranha pode se esforçar fisicamente em sua capacidade máxima por várias horas antes que o acúmulo de toxinas de fadiga em seu sangue comece a prejudicá-lo.[58]
  • Durabilidade Sobre-Humana: O corpo do Homem-Aranha é fisicamente mais resistente e mais resistente a alguns tipos de lesão do que o corpo de um ser humano normal. Seu corpo é mais resistente às forças de impacto do que qualquer outra coisa. Ele pode suportar grandes impactos, como cair de uma altura de várias histórias ou ser atingido por um oponente com super força, que feriria gravemente ou mataria um humano normal com pouco ou nenhum desconforto.[57]
  • Agilidade Sobre-Humana: A agilidade, o equilíbrio e a coordenação corporal do Homem-Aranha são aumentados para níveis que estão muito além dos limites físicos naturais do melhor atleta humano. O Homem-Aranha é extraordinariamente flexível e seus tendões e tecidos conjuntivos são duas vezes mais elásticos que os dos seres humanos comuns, apesar de sua força aumentada. Ele tem muito além da agilidade e destreza acrobática dos mais cobiçados trapezistas e acrobatas do circo. Com sua agilidade, sozinho, ele pode desviar de balas a poucos centímetros de atingi-lo.[60]
  • Equilíbrio Sobre-Humano: O Homem-Aranha possui a capacidade de alcançar um estado de perfeito equilíbrio em qualquer posição imaginável. Ele parece capaz de ajustar sua posição por instinto, o que lhe permite equilibrar-se em praticamente qualquer objeto, não importa quão pequeno ou estreito.[22]
  • Reflexos Sobre-Humanos: Os reflexos do Homem-Aranha são similarmente aprimorados e atualmente são cerca de 40 vezes maiores que os de um ser humano comum. Em combinação com seu senso de aranha, a velocidade de seus reflexos permite que ele desvie de quase todos os ataques, ou mesmo de tiros,[61] se ele estiver longe o suficiente.
  • Fator de Cura Regenerativo: O Homem-Aranha tem um fator de cura limitado. Embora não esteja no nível de Wolverine, é suficientemente poderoso para se recuperar de ferimentos graves causados por ossos quebrados e grandes quantidades de danos nos tecidos em questão de dias.[58]
  • Imunidade Contaminante: Devido ao seu metabolismo acelerado, o Homem-Aranha tem uma maior tolerância a drogas e doenças do que os humanos normais, e ele pode se recuperar rapidamente dos efeitos de doses maiores. No entanto, o Homem-Aranha tem a tolerância humana normal para bebidas alcoólicas.[62]
  • Sentido-Aranha: O Homem-Aranha possui um senso de "perigo" ou "aranha" extra-sensorial que o avisa do potencial perigo imediato pela manifestação de uma sensação de formigamento na parte de trás do crânio, e liga-se à cinestesia sobre-humana, permitindo-lhe evitar qualquer ferimento, a menos que ele cognitivamente anule seus reflexos automáticos. A natureza precisa desse sentido é desconhecida. Parece ser uma resposta clarividente simultânea a uma ampla variedade de fenômenos (de cofres que caem a balas em alta velocidade a socos de arremesso), que deram vários centésimos de segundo aviso, tempo suficiente para que seus reflexos lhe permitam evitar ferimentos. . O sentido também pode criar uma resposta geral na ordem de vários minutos: ele não pode discernir a natureza da ameaça pela sensação. Ele pode, no entanto, discernir a gravidade do perigo pela força de sua resposta a ele. O senso de aranha do Homem-Aranha é direcional e pode guiá-lo para longe de armas e inimigos ocultos. Ameaças bruscas e extremas podem fazer com que seu senso de aranha reaja com intensidade dolorosa. O Homem-Aranha também pode sentir e evitar ataques dirigidos aleatoriamente ou por uma inteligência artificial. Usando seu senso de aranha para cronometrar seus reflexos aprimorados, o Homem-Aranha pode evitar ataques até e incluindo fogo com armas automáticas, desde que haja distância suficiente. Seu senso de aranha está suficientemente ligado a seus reflexos, a ponto de uma ameaça poder desencadear-lhes, mesmo quando o Homem-Aranha está dormindo ou atordoado. Seu senso de aranha o ajudou a preservar sua identidade secreta, uma vez que o alerta para observadores ou câmeras ao entrar ou sair de seu traje. O senso de aranha reage àqueles que Peter não considera uma ameaça, como a tia May.
    • Detecção de Freqüência de Rádio: Seu sentido-aranha também permite que ele rastreie certas freqüências de rádio, que ele usou para sua vantagem através de seus Aranhabôs.[57]

Habilidades

Inteligência Gênio: Otto Octavius é um cientista multidisciplinar com experiência em vários campos da ciência.[63]

  • Especialista em Radiação: O Doutor Octopus é uma das principais autoridades mundiais em radiação nuclear e seu efeito na fisiologia animal.[17]
  • Engenharia: Doutor Octopus é um brilhante engenheiro e inventor. Devido à sua própria capacidade e mais recentemente devido a ter as memórias de Peter.[17]

Nível de Força

Otto foi capaz de levantar aproximadamente 10 toneladas no corpo de Peter.[64]

Fraquezas

Ao contrário de muitos super-heróis, o Homem-Aranha não tem uma fraqueza pela qual ele é automaticamente vulnerável, mas nos últimos anos métodos foram criados para torná-lo vulnerável.

Ruptura do Sentido-Aranha: O Sentido da Aranha do Homem-Aranha pode perder sua eficácia se for bloqueado ou temporariamente enfraquecido por equipamento especializado ou certas drogas. Também não acionaria se detectasse algo que não estivesse registrado como uma ameaça como os clones do Homem-Aranha ou o Venom e sua descendência e Anti-Venom. Quando privado de seu senso de aranha, o Homem-Aranha torna-se vulnerável à vigilância e ao ataque, e o ato de atirar na teia requer a maior parte de sua concentração.[65]

Cloreto De Etilo: Talvez como um efeito colateral de ganhar seus poderes, o Homem-Aranha é suscetível ao cloreto de etila do pesticida. Este produto químico é freqüentemente usado como uma arma pelo Matadores-Aranha.[66]

Arrogância: Não é uma fraqueza perceptível, mas apesar de Otto ser o Homem-Aranha, ele também ainda é arrogante e orgulhoso, vendo o mundo de forma diferente do que a maioria dos heróis. Isso também faz com que ele tenha inteligência com outros heróis, principalmente os Vingadores.[67]

Equipamento

Superior Spider-Man Vol 1 5 Bagley Variant Textless

Teias do Homem-Aranha

Lançadores de Teia: O brilhantismo de Parker na ciência física permitiu que ele criasse atiradores de teia para uso quando se tornou o Homem-Aranha.[68] Os dispositivos gêmeos usados em seus pulsos são capazes de disparar fios finos de um "fluido de teia" especial a alta pressão. O fluido de teia foi modificado em posse de Octavius, permitindo que ele fosse mais forte e durasse mais tempo, algo que Peter descobriu da maneira mais difícil quando foi forçado a fazer roupas íntimas e acabou ficando com as calças coladas nele.[69]

  • Fluido de Teia: Um líquido de diluição de cisalhamento, virtualmente sólido até que uma força de cisalhamento seja aplicada a ele, tornando-o fluido, cuja fórmula exata permanece desconhecida, mas há rumores de que ele está relacionado ao náilon. A resistência à tração da linha de Teia é estimada em 120 libras por milímetro quadrado de seção transversal.[citação necessária]

Garras: Octavius tinha acrescentado garras afiadas retráteis nas mãos e nos pés, que ele usa em combate contra seus inimigos. As garras também podem ser usadas para injetar marcadores de nanoaranha com GPS e dispositivo de escuta.[citação necessária]

Cinto de Utilidades: O Homem-Aranha mantém um cinto de utilidades com cartuchos da web e seu sinal-aranha.[citação necessária]

Traje do Homem-Aranha Superior: Uma versão atualizada do traje original do Homem-Aranha que apresenta garras afiadas nas mãos e nos pés, bem como lentes aprimoradas na máscara com HUD e habilidades de rastreamento. As luvas de garra apresentam garras retráteis nas pontas dos dedos e pontas dos dedos que podem ser usado para garra e escalada. Depois de fazer novos, Otto pode ativar as garras mais rapidamente.[citação necessária]

Transporte

Lançamento de Teia: A principal forma de transporte do Homem-Aranha é "lançamento de teia" com o auxílio de suas teias de aranha.[citação necessária]

Explore e Discuta

Notas de Rodapé

  1. Manual Oficial do Universo Marvel A-Z #3
  2. Homem-Aranha Superior #33
  3. Homem-Aranha Superior Grandes Encontros #7
  4. 4,0 4,1 O Espantoso Homem-Aranha #31
  5. O Espantoso Homem-Aranha #700
  6. 6,0 6,1 6,2 Novos Vingadores #1
  7. 7,0 7,1 Homem-Aranha Superior #23
  8. Homem-Aranha Superior #32
  9. 9,0 9,1 9,2 Manual Oficial do Universo Marvel Vol 4 #2
  10. Histórias Não Contadas do Homem-Aranha (novel), "Braços e o Homem"
  11. Histórias Não Contadas do Homem-Aranha (novel), ""Braços e o Homem"
  12. Manual Oficial do Universo Marvel Edição Mestre #2
  13. Era Heroica: Vilões #1
  14. 14,0 14,1 Homem-Aranha - Doutor Octopus: Ano Um #1
  15. Homem-Aranha Sem Limites #18
  16. Homem-Aranha - Doutor Octopus: Ano Dois #2-3
  17. 17,0 17,1 17,2 17,3 O Espantoso Homem-Aranha #3
  18. Homem-Aranha - Doutor Octopus: Ano Um #4
  20. O Espantoso Homem-Aranha #11
  21. O Espantoso Homem-Aranha #12
  22. 22,0 22,1 22,2 O Espantoso Homem-Aranha Anual #1
  23. O Espantoso Homem-Aranha #18
  24. O Espantoso Homem-Aranha #32
  25. O Espantoso Homem-Aranha #53
  26. O Espantoso Homem-Aranha #54
  27. O Espantoso Homem-Aranha #55
  28. O Espantoso Homem-Aranha #56
  29. O Espantoso Homem-Aranha #88
  30. O Espantoso Homem-Aranha #89
  31. O Espantoso Homem-Aranha #90
  32. O Espantoso Homem-Aranha #114
  33. O Espantoso Homem-Aranha #115
  34. O Espantoso Homem-Aranha #131
  35. O Espantoso Homem-Aranha #152
  36. O Espantoso Homem-Aranha #154
  37. O Espantoso Homem-Aranha #156
  38. O Espantoso Homem-Aranha #157
  39. O Espantoso Homem-Aranha #158
  40. O Espantoso Homem-Aranha # 59
  41. O Espantoso Homem-Aranha Anual #15
  42. Peter Parker, O Espetacular Homem-Aranha #73
  43. Peter Parker, O Espetacular Homem-Aranha #74-76
  45. Quarteto Fantástico #267
  46. Super Heróis Marvel Guerras Secretas #1
  47. Super Heróis Marvel Guerras Secretas #2-12
  48. O Espantoso Homem-Aranha #297
  49. O Espantoso Homem-Aranha #334
  50. O Espantoso Homem-Aranha #335
  51. O Espantoso Homem-Aranha #336
  52. O Espantoso Homem-Aranha #337
  53. O Espantoso Homem-Aranha #338
  54. O Espantoso Homem-Aranha #339
  55. Homem-Aranha Sem Limites #3
  56. O Espantoso Homem-Aranha #397
  57. 57,0 57,1 57,2 57,3 Homem-Aranha Superior #1
  58. 58,0 58,1 58,2 Manual Oficial do Universo Marvel Homem-Aranha: A Volta do Uniforme Negro #1
  59. O Espantoso Homem-Aranha #267
  60. Homem-Aranha Superior #5
  61. Homem Aranha #28
  62. A Teia do Homem-Aranha #38
  63. Novíssimos Vingadores #1
  64. Manual Oficial do Universo Marvel #10
  65. O Espantoso Homem-Aranha #655
  66. O Espantoso Homem-Aranha #291
  67. Homem-Aranha Superior #8
  68. Super-heróis mais inteligentes
  69. O Espantoso Homem-Aranha Vol 3 #2
  70. Avengers NOW! #1