Marvel Wiki
Advertisement
Marvel Wiki
4 445
páginas

Quote1.png Eu sou Reed Richards. O supremo Reed Richards. Aquele que finalmente vai resolver tudo. Quote2.png
O Criador[fnt]

História

Infância Onerosa

Gary e Mary Richards tiveram seu primeiro filho, um filho chamado Reed e quase imediatamente, os Richards suspeitaram que havia algo especial sobre Reed, que mostrou sua curiosidade desde o dia em que nasceu. Quando criança, ele demonstrou uma inteligência notável, bem à frente de seus colegas. Enquanto outras crianças praticavam esportes ou jogavam, Reed se dedicava às ciências. Seu pai frequentemente o encontrava canibalizando eletrodomésticos em um esforço para criar algo nunca antes visto pelo homem - um ato que muitas vezes lhe rendia a ira de seu pai e levava a abusos físicos.[15][16]

O intelecto aumentado de Reed naturalmente o tornou objeto de ridicularização em sua escola. Felizmente, ele conseguiu se tornar amigo do linebacker da escola, Ben Grimm. Ben geralmente se associava a Reed para conseguir ajuda com o dever de trigonometria, mas ele o valorizava o suficiente para ajudá-lo contra os valentões da escola.[15]

Quando Reed tinha apenas dez anos de idade, ele começou a desenvolver esquemas para um dispositivo que pudesse transmitir a matéria através do plano dimensional. Ele expôs seu trabalho na Midtown Middle School Science Fair, onde ele teletransportou com sucesso um carro de brinquedo em uma dimensão alternativa. Isso lhe rendeu a atenção do Diretor de Desenvolvimento de Tecnologia do Continente.[15]

Um agente chamado Tenente Lumpkin (que estava presente no experimento de Reed na Feira de Ciências) recomendou-o para ser contratado por um think tank especial do governo - um programa que recrutou jovens gênios na esperança de criar líderes científicos do futuro. Lumpkin se aproximou dos pais de Reed para sua permissão, e explicou que o governo lhes pagaria uma taxa nominal por permitir que eles levassem Reed sob seus cuidados.[15]

Laboratório de Ideias

Lumpkin trouxe Reed para o Edifício Baxter, o centro central do consórcio de Desenvolvimento de Tecnologia do Continente. Ele começou a trabalhar sob os auspícios do famoso cientista Dr. Franklin Storm. Storm apresentou Reed às suas "maiores conquistas", sua filha, Susan, e seu irmão mais novo, Johnny.[15]

O pai de Reed ficou aliviado ao se livrar dele, então Reed raramente viu sua família depois disso. Seus únicos contatos próximos eram seus colegas e seu cachorro Einstein. Faltando sua família, Reed construiu secretamente um "Fantásticarro," um veículo sem combustível com a capacidade de voar no MACH-7, mas nunca o usou.[17]

Nos próximos anos, Reed continuou a trabalhar em sua tecnologia de teletransporte. O Edifício Baxter forneceu-lhe todos os recursos à sua disposição e até desenvolveram uma janela oscilante que poderia espiar um plano de realidade sobrenatural conhecido como Zona-N.[17]

Durante esse tempo, Reed conheceu um colega chamado Victor van Damme. Victor era um estudante ousado e arrogante, conhecido por sua inimizade para com seus colegas. Um dia, Reed pegou Victor em seu quarto vasculhando suas anotações. Victor assumira a responsabilidade de ler a pesquisa de Reed, ajustando vários cálculos ao longo do caminho. Reed ficou furioso, mas logo descobriu que Victor era igualmente brilhante. Ele o convidou para trabalhar ao lado dele no projeto da Zona-N. Nos cinco anos seguintes, Van Damme ajudou Reed com sua matemática da Zona-N, enquanto Reed ajudou o trabalho de Victor em robótica miniaturizada.[17]

O Quarteto Fantástico

Sr. Fantástico

Quando chegaram à idade adulta, os jovens gênios estavam prontos para testar sua tecnologia de transmissão da N-Zone em matéria biológica. O think tank ergueu uma grande plataforma no deserto de Nevada para sua primeira grande fase de testes. O amigo da velha escola de Reed, Ben Grimm, apareceu no local de testes para visitá-lo. Ele estava de férias na faculdade e queria ver como seu amigo de infância estava se dando bem.[17]

Acompanhado por um bando de oficiais militares e cientistas, Reed Richards, Ben Grimm, Susan Storm, Johnny Storm e Victor Van Damme estavam nos painéis de controle da plataforma de transmissão. O que os outros quatro não perceberam, no entanto, foi que Victor havia secretamente alterado as coordenadas no dispositivo transmissor. Eles ativaram a máquina na esperança de teleportar uma maçã para a Zona-N. Em vez disso, eles abriram uma brecha dimensional no espaço e todos os cinco desapareceram em um flash ofuscante de luz.[17]

Reed despertou a vários metros de distância. Ao se levantar, descobriu que agora possuía a capacidade de esticar e remodelar seu corpo em qualquer variedade de formas. Ben, Sue e Johnny também desenvolveram poderes próprios. Eles logo encontraram as criações baseadas em barro do Dr. Molekevic, subseqüentemente frustrando sua trama.[18]

Apenas um membro do grupo afetado pelo acidente da Zona-N permaneceu desaparecido: Victor Van Damme, o homem responsável pelo assassinato fracassado do Quarteto Fantástico.[19] Victor estabeleceu uma pequena comunidade na Dinamarca sob seu controle usando implantes neurais, e quando o quarteto chegou ele derrubou cada um deles até que apenas Reed permanecesse em seu caminho.[20]

Reed lutou com Victor, vencendo até que ele soltasse seus "súditos" sobre eles. Incapaz de convencer Van Damme a ajudá-lo a reverter as mudanças, e incapaz de forçá-lo à imunidade diplomática, Reed voltou seu foco para a ciência aperfeiçoando seu transportador da Zona-N e adaptando-o para viagens no tempo e acessando dimensões paralelas.[21]

Depois que a equipe se tornou pública lutando contra o alienígena extradimensional Nihil em Las Vegas,[22] Reed começou a desejar a aprovação pública de ser um super-herói, talvez compensando a desaprovação de seu pai. Ele contrabalançou seu amor obsessivo pela ciência com seu relacionamento romântico com Sue Storm e seu novo status de celebridade heroína.[citação necessária]

Quando a Onda Ultimato atingiu Nova York, Reed logo percebeu que Victor continuaria a destruir o mundo se ele não fosse parado, e levou o Coisa a ir para Latveria e matá-lo. Depois do funeral de Franklin Storm, a proposta de casamento de Reed Richards foi rejeitada por Sue e o Quarteto Fantástico se desfez. Reed voltou a morar com sua família biológica enquanto ponderava o que fazer a seguir.[23]

Inimigo Supremo

Incapaz de aceitar a destruição que Magneto causou, que a equipe se separou e, acima de tudo, que Sue rejeitou sua proposta, a visão de mundo de Reed começou a mudar drasticamente. Essa visão foi catalisada pela informação dada a ele por Kang, que o mundo acabaria eventualmente.[24] Seis meses depois, Reed Feded sua morte e teve o Richards casa soprada distante, matando sua família.[25] Reed arranjou ataques por criaturas estrangeiras no Edifício Baxter, o Triskélion, a Roxxon, e Peter Parker em casa.[26][27]

Sue e Nova (Rick Jones) descobriram que Projeto Pegasus foi invadido e todos os agentes da S.H.I.E.L.D. postados lá foram mortos. Lá, Reed foi pego controlando as criaturas alienígenas responsáveis pelos ataques anteriores, transportando objetos que o Projeto Pegasus estava mantendo seguro em um portal.[28] Sue, irritada com os ataques e sua morte forjada, tentou matar Reed, mas ele foi capaz de neutralizá-la e submetê-la a uma dor extrema. Nova perdeu Reed com um ataque de projétil que acabou desestabilizando o portal, fazendo com que ele sugasse objetos com um forte efeito de vácuo. Reed foi puxada para dentro e, embora Sue tentasse segurá-lo com o pouco de sua força que ela havia deixado, seus esforços eram fúteis. Ela soltou a tempo do portal fechar sem nenhum sinal de Reed permanecer.[27]

Reed, ocupado planejando seu final de jogo de seu novo lar no Quadrante 77 da Zona Negativa, foi mais tarde confrontado pelos heróis da Terra. Eles o derrotaram e seus lacaios alienígenas com pouco esforço, dando a ele uma chance de explicar suas ações. Johnny desencadeou um ataque maciço de chamas contra Richards por vingança por machucar sua irmã, desfigurando o lado direito do rosto de Reed. Reed perdeu a funcionalidade de seu braço direito, fazendo com que ele ficasse pendurado sem vida ao seu lado. Enquanto os heróis estavam ocupados destruindo seu covil, Reed foi lançado do chão e foi deixado flutuando sem rumo sobre a Zona Negativa com os destroços de sua base.[29]

Filhos do Amanhã

Richards encontrou uma maneira de retornar à Terra através do uso dos cérebros mortos de seus soldados alienígenas como computadores wetware para os sistemas danificados do teleportador ainda funcional. Depois que ele retornou, ele reuniu indivíduos e fundou um grupo chamado Filhos Do Amanhã, cujo objetivo era aperfeiçoar o mundo.[30] foi construído no norte da Alemanha e chamou a Cúpula. O tempo interior da Cúpula passou a um ritmo acelerado em comparação com o mundo exterior. Mais de 900 anos se passaram no interior da Cúpula, então seus habitantes evoluíram para aperfeiçoar super-humanos. Recentemente, a IED enviou Capitão Britânia, Capitão França , Capitão Itália, e Capitão Espanha, juntamente com Thor, para atacar a Cúpula. As crianças provaram ser oponentes formidáveis, que derrotaram os heróis.[31]

O Criador

Procurando pela fonte de poder de Thor, os Filhos mataram todos os Asgardianos e drenaram seu poder, deixando Thor impotente, que foi salvo pelo Homem de Ferro, enquanto os Capitães foram capturados. Thor, usando uma versão atualizada de seu martelo e cinto, teletransportou-se para dentro da cidade, resgatou o Capitão Britânia e enfrentou o Criador, o novo pseudônimo de Richards. Depois de ser derrotado novamente pelas Crianças, foi revelado a Thor que o Criador era Reed Richards. Reed deixou Thor vivo e permitiu que ele fugisse junto com o Capitão Britânia para transmitir a mensagem sobre os planos mais recentes de Richards.

Após a S.H.I.E.L.D. convencer Zorn e o Hulk a atacar os Filhos (mas o último foi então convencido a ajudá-los), o Criador implantou um ataque anti-matéria em Washington, D.C., matando o Presidente, seu Gabinete e o Congresso, com apenas o Secretário de Energia Howard sobrevivendo e se tornando o próximo Presidente. Depois que Tony Stark contatou o novo presidente para fazer um plano contra os Filhos, Stark foi fornecido como prisioneiro pelas Crianças para selar um pacto de paz.[32][33]

Quando Richards estava prestes a vivisseccionar Stark, o tumor cerebral interfaceador de tecnologia autoconsciente de Tony chamado Anthony convenceu a cidade a se rebelar contra o Criador por causa dos atos contra-evolucionários de seu mestre de guerra e permitiu a Anthony criar uma Armadura do Homem de Ferro gigante e usá-la contra Richards e se tornar o novo líder dos Filhos. Richards se defendeu usando um soro do Homem-Gigante no Hulk, mas foi finalmente derrotado pela Sue Storm e presumivelmente entregue a S.H.I.E.L.D..[34]

A Queda dos Supremos

Supremos Sombrios Unidos.

Richards foi libertado por Kang, que queria que ele reunisse as Gemas do Infinito dos Supremos. Os heróis escaparam por pouco, mas o Capitão América decidiu ficar para trás para deter os vilões, embora tenha sido derrotado.[35]

Usando vários Trons H.E.R.B.I.E., Reed forçou as potências globais a negociar a paz; desfez patentes globais e padrões de direitos autorais (tornando qualquer progresso científico de domínio público); liberou toda a tecnologia Stark, Roxxon, Hammer e Osborn; removeu o bloqueio financeiro atacando a sede do Banco Mundial; distribuiu a semente senciente da Utopia; e implantou a tecnologia híbrida de energia com emissão zero.[36]

A sétima gema foi revelada estar localizada no cérebro de Tony Stark, que foi sequestrado pelo Mercúrio.[36] O Criador realizou uma cirurgia no cérebro de Stark enquanto seus Trons H.E.R.B.I.E. estavam tentando alcançar o núcleo da Terra para adquirir a gema final. Richards finalmente conseguiu a última gema e deixou Tony Stark para morrer.[37]

Foi revelado que a consciência de Stark sobreviveu eletronicamente, e ele resgatou os Supremos da Zona Negativa após se infiltrar na rede de Reed.[10] Reed usou uma lavagem cerebral no Tocha Humana para recuperar a gema final, que foi usada por Kang para ajudar Richards quando ele estava sendo superado em número pelos Supremos.[38]

Durante uma batalha furiosa, o Homem de Ferro conseguiu obter as joias, mas antes que qualquer um dos Dark Ultimates pudesse recuperá-las, um imenso fluxo de energia ecoou através do tempo e do espaço. Kang alertou que era tarde demais para evitar o que ela veio parar e desapareceu, afirmando que ela tinha que voltar mais no tempo, abandonando Reed, que estava preso em O Cubo.[24]

Poderes e Habilidades

Tabela de Poder[60]
Inteligência6
Força2
Velocidade2
Durabilidade5
Projeção de Energia1
Habilidades de Luta2

Poderes

Elasticidade: As células de Reed foram substituídas por "pilhas bacterianas maleáveis", células únicas que duplicam a maioria das funções maiores do corpo humano. Isso permite que Reed estique seu corpo de inúmeras maneiras, sem interromper as funções necessárias dos órgãos internos, como coração, rins, músculos ou mesmo o cérebro. Reed pode esticar uma ou todas as partes do corpo por longas distâncias; assumindo formas não humanas, como uma esfera ou pára-quedas; ou criando apêndices extras e até mesmo corpos interligados capazes de manter conversas consigo mesmo.[10] De acordo com a mãe de Sue, as habilidades de Reed permitem que ele estique seu cérebro para acomodar e resolver quase todos os problemas, tornando-o efetivamente um computador humano.

Imortalidade De acordo com o próprio Reed, sua biologia não é baseada no princípio da entropia, fazendo com que ele tenha uma longevidade não natural.[39] Além disso, ele afirma que não tem que ingerir alimentos ou excretar resíduos, não tem necessidade de um sistema vascular ou oxigênio, sobreviveu em vácuos como a Zona N e possivelmente falha na definição de estar vivo. Tudo isso permitiu que ele passasse cerca de mil anos dentro do Domo sem sinais externos de envelhecimento físico.[39][36]

Onipresença Multiversal: Devido à adulteração do Homem-Molecular, o Criador existe em todos os universos ao mesmo tempo,[40] com cada corpo em todos os universos compartilhando a mesma consciência.[41] Ele usou essa condição para passar objetos de um universo para outro, como quando teletransportou imediatamente para seu corpo no Universo Marvel uma arma retirada da Terra-7918.[42] No entanto, até que ponto é desconhecido, já que vários de seus corpos foram destruídos.[43][44]

Simbionte Artificial Aprimorado: Depois de se ligar ao simbionte Venom artificial aprimorado de seu universo, o Criador possuiu:

  • Geração de Matéria Constituinte
  • Força Sobre-Humana
  • Durabilidade Sobre-Humana
  • Agilidade Sobre-Humana
  • Reflexos Sobre-Humanos
  • Geração de Armas

Habilidades

Inteligência Super-Gênio: Reed Richards é uma criança prodígio e possui um intelecto científico aguçado, décadas à frente de seu tempo. Esta inteligência foi recentemente aumentada por seus novos poderes.[45] Reed possui vários graus de doutorado em campos de física teórica e aplicada.[46] O QI de Richards é 267,[47] e ele foi declarado um "Intelecto de Nível Doze" pelo Tony Stark.[48] No entanto, quando Reed centrou suas operações no Universo Primário Marvel, ele descobriu que as diferenças sutis na composição entre esta realidade e seu universo natal prejudicavam seu intelecto, devido às diferentes leis da ciência que ele identificou como mais "extravagante" e mais "fantástico".[49][50]

Memória Aprimorada Richards foi capaz de lembrar vividamente os eventos de sua infância mil anos depois de terem acontecido.[51]

Apetrechos

Equipamento

Traje de Impacto: Reed, como o resto do Quarteto Fantástico, usa um traje de impacto que pode se ajustar às suas habilidades. Para tanto, sempre que Reed se estica ou se comprime, o traje adquire a mesma maleabilidade que seu corpo possui.[52]

Cinto de Gravidade

Como ele já foi um cientista líder no Edifício Baxter, Reed teve acesso a enormes recursos governamentais. Lá, ele desenvolveu tecnologias como:

  • O transportador da Zona N.[17]
  • Fantásticarros: Veículos voadores movidos por geradores de ponto zero.[53]
  • Um ônibus espacial da NASA desativado (denominado Impressionante por Johnny Storm) modificado exclusivamente para viajar através da Zona N.[54]
  • Crono-túnel permitindo a viagem no tempo.[46]

Transporte

Notas

  • Numerosas referências a uma famosa versão cientista adulta de Reed Richards ocorreram no Universo Supremo antes que a Marvel finalizasse seus planos para o Quarteto Fantástico Supremo, tornando-os incompatíveis com a continuidade posterior. Ultimate Marvel Grandes Encontros #9 até tinha uma aparência completa de um Quarteto Fantástico estilo Lee/Kirby. Essas referências continuaram até Ultimate Homem-Aranha #38, apenas nove meses antes do Quarteto Fantástico Supremo estrear uma versão totalmente diferente de Reed Richards.
  • Semente Dezenove identificou os poderes de Reed como sendo de alguém que é 'transcarnado'[56]
  • Em Venom (Vol. 4) #20, o Criador e o Conselho Interdimensional de Reeds parecem não estar cientes de que Terra-1610 já foi restaurado e que Mystério construiu uma máquina de portal bidirecional totalmente funcional conectando-a à Terra-616.[57][58]

Curiosidades

  • A idade de Reed oscilou para cima e para baixo quando é mencionada diretamente. Em Poder Supremo #1, Reed afirma que ele tem dezoito anos de idade, no entanto, Ultimate Quarteto Fantástico #1 estabelece que ele tem pelo menos vinte e um anos e Visão Suprema #0 afirma que ele tinha dezenove anos. Ele também foi referido como um adolescente em várias ocasiões por outras pessoas e por ele mesmo. Sua idade é ainda mais difícil de identificar quando se leva em consideração o fato de que ele passou centenas de anos dentro da Cúpula.
  • Ao operar no Universo Marvel, o Criador percebeu que suas leis naturais o tornam tão "Tudo é menos... prático [lá]. Mais extravagante. (...) Mais fantástico."[49]
  • O termo "Intelecto Nível Doze" é uma referência a DC Comics, onde um intelecto de 12º Nível é considerado o QI mais alto possível e o ápice do intelecto do gênio.
  • A razão pela qual o Criador foi apresentado em Venom Vol 4, foi porque Donny Cates gostou da relação entre Peter Parker e Reed Richards, e queria um malvado Reed para o Homem-Aranha, Venom do mal.[59]

Veja também

Links e referências

Notas de rodapé

  1. Ultimate Quarteto Fantástico #58
  2. Os Supremos Vol 2 #1
  3. Ultimate Quarteto Fantástico #21
  4. Ultimate Quarteto Fantástico #14
  5. Ultimate Quarteto Fantástico #24
  6. Ultimate Quarteto Fantástico #45
  7. Ultimate Quarteto Fantástico #51
  8. Inimigo Supremo #4
  9. Mistério Supremo #4
  10. 10,0 10,1 10,2 Ultimate Comics Os Supremos #28
  11. Os Vingadores Vol 6 #0
  12. Os Novos Vingadores Vol 4 #17
  13. Venom Vol 4 #18
  14. Ultimate Quarteto Fantástico #7
  15. 15,0 15,1 15,2 15,3 15,4 Ultimate Quarteto Fantástico #1
  16. Ultimate Quarteto Fantástico #52
  17. 17,0 17,1 17,2 17,3 17,4 17,5 Ultimate Quarteto Fantástico #2
  18. Ultimate Quarteto Fantástico #3-6
  19. Ultimate Quarteto Fantástico #9
  20. Ultimate Quarteto Fantástico #12
  21. Ultimate Quarteto Fantástico 12
  22. Ultimate Quarteto Fantástico #18
  23. Ultimato: Quarteto Fantástico Réquiem #1
  24. 24,0 24,1 Ultimate Comics Os Supremos #30
  25. Inimigo Supremo #1
  26. Inimigo Supremo #1-4
  27. 27,0 27,1 Destino Supremo #1
  28. Ultimate Comics Mistério #3
  29. Destino Supremo #4
  30. Ultimate Comics A Queda #4
  31. Os Supremos Vol 2 #2
  32. Ultimate Comics Os Supremos #9
  33. Ultimate Comics Os Supremos #11
  34. Ultimate Comics Os Supremos #11-12
  35. Ultimate Comics Os Supremos #25
  37. Ultimate Comics Os Supremos #27
  38. Ultimate Comics Os Supremos #29
  40. Os Novos Vingadores Vol 4 #7
  41. Os Supremos 2 Vol 2 #9
  42. Os Novos Vingadores Vol 4 #16
  43. Os Supremos 2 #100
  44. Fundação Futuro #3
  45. Ultimate Quarteto Fantástico #25
  46. 46,0 46,1 Manual Oficial do Universo Marvel Vol 4 #16
  47. Ultimate Quarteto Fantástico # 20
  48. Ultimate Comics Os Supremos #10
  49. 49,0 49,1 Os Novos Vingadores Vol 4 #5
  50. Os Novos Vingadores Vol 4 #14
  51. Sobreviva! #1
  52. Ultimate Quarteto Fantástico #3
  53. 53,0 53,1 Ultimate Quarteto Fantástico #11
  54. Ultimate Fantastic Four #14
  55. Ultimato #2
  56. Ultimate Quarteto Fantástico #33
  57. Homens-Aranha II #5
  58. Miles Morales: Homem-Aranha #10
  59. Forsythe, Dana (12 de fevereiro de 2020). VENOM MASTER DONNY CATES PREVÊ O FUTURO DE EDDIE BROCK, WRAITH E... O RETORNO DO UNIVERSO ULTIMATE?. SyFyWire. Acessado em 20 de fevereiro de 2020.
  60. Manual Oficial do Universo Marvel Vol 4 20
Como isso? Nos informe!