FANDOM

New X-Men Vol 1 120 Textless

Jean Grey controlando telecineticamente fragmentos de vidro

Definição

Telecinesia (também chamada de Telecinese, TK ou raramente de Psicocinesia) é a habilidade psíquica de mover, manipular e controlar várias pessoas e objetos com a mente sem tocá-los fisicamente,[1] especialmente de longas distâncias. Dependendo da habilidade e do poder do usuário, eles podem ser capazes de levitar a si mesmos e outros objetos (incluindo objetos pesados), e formar empurrões/rajadas poderosas e escudos protetores.

Os seres capazes de realizar telecinesia são chamados de Telecinéticos.

Mecanismo

Um uso comum para a telecinesia é imobilizar um oponente telecineticamente, assim impedindo todos os ataques físicos, enquanto pode livremente atacar seu oponente com vários objetos que o usuário controla e manipula em grandes velocidades.

Esse é um movimento efetivo em combate, no entanto, deve-se notar que os personagens com força física suficiente podem se libertar desse controle, pois podem gerar mais força física do que a força psicocinética que o usuário de telecinesia gera (por exemplo: Se o personagem A pode exercer 15 toneladas de força psicocinética e o personagem B pode exercer 50 toneladas de força física com sua força sobre-humana, o personagem A não pode imobilizar o personagem B).

Essa é a razão pela qual certos personagens com telecinesia não pode imobilizar adversários com força física muito superior, como o Hulk ou Thor. No entanto, se um adversário como Jean Grey possuísse poder e força telecinética mais do que suficiente, ela poderia ser capaz de imobilizar telecineticamente tais seres poderosos. Os seres cósmicos geralmente têm a telecinesia mais forte, poderosa e avançada e resistir ao controle deles é quase impossível para qualquer um, exceto os personagens mais fortes fisicamente, e mesmo assim, necessitaria de muito esforço para resistir a eles. Houve alguns feitos tremendos de poder psicocinético por deuses e seres cósmicos, como Odin arremessando um alvo através de uma dimensão, Galactus movendo objetos grandes através de galáxias e A Fênix Branca da Coroa manipulando cada átomo no Universo Marvel enquanto ela estava no Quarto Quente Branco.

Parece que alguns usuários da telecinesia podem "sentir" as características de objetos sobre os quais eles têm grande manipulação e controle telecinética, já que o X-Man e Rachel Summers podem detectar elétrons em um objeto, mesmo que eles não possuam visão microscópica para permitir que eles vejam partículas subatômicos. Cable e Rachel também podem entender como as coisas funcionam simplesmente desmontando um objeto (isso é chamado de aptidão intuitiva). Além disso, Jean Grey foi capaz de reconstruir todo o corpo de Emma Frost sem ter mais do que um conhecimento rudimentar sobre anatomia e fisiologia.

Muitos tipos de habilidades telecinéticas tomam frequentemente formas mais exóticas e específicas, permitindo que seus usuários se especializem em proezas fantásticas. Reorganizar a estrutura quântica da matéria, controlar o fogo e dobrar a luz são exemplos dessas habilidades. Muitos telecinéticos são incapazes de manifestar a força e magnitude completa de suas habilidades, além de sua especialidade. Alguns podem até ter uma aura telecinética de uma certa cor.

Formas e Tipos de Telecinesia

Ao longo da história dos meta-humanos, mutantes e super-humanos, várias maneiras ofensivas e defensivas foram descobertas de se utilizar essa habilidade física/psíquica incrivelmente forte:

  • Controle Biofísico: A habilidade de controlar tecido orgânico vivo, causando cãibras nos músculos, rachaduras na pele ou fazer com que vasos sanguíneos estourem ou contraiam.[2]
  • Rajadas Concussivas: A habilidade de projetar energias psicocinéticas como poderosas rajadas direcionadas do cérebro que aparentemente podem afetar a matéria com força de concussão.[3] Os usuários podem projetar essa energia das mãos e outras partes do corpo.
  • Manipulação de Energia: A habilidade de manipular telecineticamente vários tipos da energia do espectro eletromagnético.
    • Pulsos Electromagnéticos: A habilidade de usar a telecinesia para canalizar o campo magnético da Terra através da eletro-corrente do cérebro e gerar pulsos eletromagnéticos que afetam eletrônicos.[4]
    • Rajadas Elétricos: A habilidade de canalizar o campo magnético do planeta em descargas direcionadas de energia de alta tensão de seu corpo,[5] e possivelmente até criar relâmpagos.[6]
    • Manipulação de Luz: A habilidade de controlar a luz para vários efeitos.[7]
      • Fonte de Luz: A habilidade de criar uma fonte de luz, poderosa o bastante para cegar um grupo de pessoas por um curto período de tempo.[8]
      • Invisibilidade: A habilidade de refletir mentalmente as ondas de luz através de si mesmo ou de outros, os tornando invisíveis.[9]
  • Prender o Oponente: A habilidade de conter um inimigo usando sua própria roupa e cabelo, ou mesmo controlar seus movimentos brutos, desde que suas roupas sejam resistentes.[10]
  • Voo: Um telecinético extremamente habilidoso pode voar através de sua telecinesia, e até mesmo manter os objetos sobre os quais tem controle telecinético simultaneamente enquanto no ar.[11]
  • Campos de Força: A habilidade de criar escudos de força que podem desviar até mesmo os ataques mais poderosos (até mesmo filtrar as bactérias do ar). Não parece haver qualquer correlação entre a força e a espessura dos campos psicocinéticos.[12]
  • Manipulação de Gravidade: A habilidade de manipular o campo gravitacional do planeta.[13]
  • Cura: A Habilidade de curar a si mesmo ou a outros de danos corporais a uma taxa acelerada.[14].[15]
  • Intangibilidade: A habilidade de atravessar matéria sólida por deslocar mentalmente as moléculas do corpo em torno de outro objeto conforme o usuário se move.[4]
  • Aptidão Intuitiva: Pode desmontar dispositivos complexos (separando cada componente, tais como parafusos, porcas, placas de circuito, etc) e facilmente os remontar. Isso também permite ao usuário ter consciência e controle sobre objetos tão pequenos quanto elétrons individuais em um átomo. Por exemplo, o utilizador poderia detectar se uma vedação era hermética ou não, verificando a presença de moléculas de oxigênio penetrantes. Pode até detectar e discernir moléculas individuais de oxigênio, e determinar o peso atômico das moléculas pela quantidade de átomos presentes.[16]
  • Manipulação de Matéria: A habilidade de alterar estruturas moleculares e atômicas em tais substâncias.[17]
    • Desintegração Inanimada: A habilidade de desintegrar objetos.[6]
  • Alteração de Tamanho: Usando a telecinesia para alterar a sua estatura física.[18]
  • Espinhos Psíquicos: A habilidade de criar espinhos psíquicos destrutivos que destroem os objetos físicos com os quais entram em contato.
  • Condição Aprimorada Telecineticamente: Uma variação da telecinesia onde se foca principalmente em aumentar fisicamente todas as suas funções biológicas (isso é, força, velocidade, resistência, etc.) a níveis sobre-humanos para melhor complementar estilos físicos de luta. Isso também funciona em conjunto com as barreiras de força telecinéticas aplicadas a uma camada de pele, ativando uma armadura de força usada para manipular objetos que estão na mesma superfície do usuário (como o solo) ou para voar empurrando seu próprio corpo através do ar (isso normalmente requer esforço).[19][20]
  • Hologramas Telecinéticos: Se as habilidades motoras do usuário forem incrivelmente agudas, é possível manipular mentalmente partículas de poeira e vapor de água para refractar ondas de luz e criar hologramas.[21]
  • Construtos Telecinéticos: A habilidade de manifestar construtos psicocinéticos compostos inteiramente de pura energia psíquica, cujos efeitos podem variar consideravelmente. No entanto, muitos possuem o poder de afetar o reino físico e mental em capacidades variadas. Variando desde manipular a ancoragem de ligações atômicas até afetar os sinais elétricos da mente e do corpo.
    • Armas Telecinéticas: Moldar pura energia psíquica em armas como katanas, facas, bestas, mosquetes, etc. Essas armas podem ferir o alvo fisicamente ou até mesmo mentalmente.[22]
    • Ave de Fogo Telecinética: Energias manifestadas que combinam pura energia psíquica e forças elementais mentais que permitem ao usuário interagir com os reinos físicos e mentais em conjunto com sua forma psíquica de combate.
  • Sensibilidade Telecinética: A habilidade de sentir a textura dos objetos que o usuário está segurando com sua telecinesia, sentir quando outro objeto entra em contato com ele e o analisar em nível molecular para identificar se contêm materiais alienígenas ou sentir quando duas coisas que ele está segurando com sua telecinesias são compostas similarmente.[23]
  • Teletransporte: A habilidade de usar a telecinesia para transportar a si mesmo ou a outros para qualquer lugar.[24]
    • Teletransporte Interdimensional: A habilidade de viajar para outras dimensões e realidades.[25]
    • Teletransporte Remoto: A habilidade de teletransportar remotamente objetos[4] e pessoas[26], até mesmo para outros realidades[27], sem teletransportar a si mesmo junto ou sem necessitar de contato físico.
  • Ativação/Negação do Fato X: Alguns podem usar sua telecinesia em nível molecular para ativar os genes mutantes latentes em um indivíduo, dando a ele habilidades sobre-humanas. Ao receber dessa forma, a habilidade pode ser removida temporariamente, provavelmente por retornar os genes apropriados para o seu estado latente.[28]

Personagens Telecinéticos

Encontre a lista completa de Telecinéticos aqui.

Principais Usuários

X-Man (Nate Grey)

Notas

De acordo com Kimura, telecinéticos possuem excesso de confiança.[29]

Referências

  1. X-Men Eternamente #1
  2. Ultraforce Vol 2 #2
  3. Marvel Super Heroes #18
  4. 4,0 4,1 4,2 X-Man #35
  5. X-Man #38
  6. 6,0 6,1 X-Man #33
  7. X-Man #12
  8. X-Man #36
  9. Exilados #94
  10. Mulher-Aranha #10
  11. X-Men #101
  12. X-Men Vol 2 #105
  13. X-Man Anual #1996
  14. X-Man #49
  15. Cable #102
  16. Cable & Deadpool #1-3
  17. X-Men #125
  18. Soldado X #6
  19. X-Man #61
  20. X-Men #460
  21. X-Man #19
  22. Fabulosos X-Men #456
  23. Novos X-Men #128
  24. X-Man #34
  25. X-Man #65-68
  26. X-Man #4
  27. X-Man #66
  28. Vampira #3
  29. Novos X-Men Vol 2 #36