FANDOM

Quote1 você foi capaz de resistir a mim... e por este motivo, você não tem mais permissão para viver![1] Quote2
-- Homem Púrpura  

Primeiros Anos

De acordo com seu próprio relato, Zebediah Killgrave foi um espião trabalhando para o bloco soviético que foi ordenado a invadir um armazém de artilhar do exército americano e roubar uma amostra de um gás asfixiante experimental. Um guarda militar surpreendeu Killgrave e desferiu um tiro contra ele, o que acidentalmente atingiu uma lata do gás. O conteúdo do recipiente derramou, encharcando completamente Killgrave, impregnando sua pele e indelevelmente o tingindo de púrpura. Capturado e questionado, Killgrave ofereceu um álibi fraco e inadequado ao seus captores. Muito para sua surpresa, ele foi acreditado e solto. Vários outros incidentes desta natureza demonstraram que o gás asfixiante deu a Killgrave a habilidade sobre-humana de ordenar seus desejos para outras pessoas. Chamando a si mesmo de Homem Púrpura, Killgrave embarcou em uma carreira criminosa.[1]

Kara Killgrave

Apesar de Killgrave nunca ter confirmado esta história, uma mulher chamada Melanie conheceu Killgrave em um bar em Buffalo, Nova York. Tomado pela beleza de Melanie, por um capricho, Killgrave usou seu poder sobre-humano para fazê-la se casar com ele. Eventualmente, Killgrave se apaixonou por Melanie verdadeiramente e decidiu libertá-la de seu controle mental na esperança de que ela pudesse, genuinamente, amá-lo também. Em vez disso, horrorizada com o que ele fez a ela, Melanie fugiu para Toronto, Canadá.[2][3] Killgrave nunca foi atrás dela, e meses depois de deixá-lo, Melanie deu à luz sua filha Kara. Quando Kara fez treze anos, sua pele ficou púrpura e ela desenvolveu poderes sobre-humanos semelhantes aos do Homem Púrpura. Melanie então lhe contou que seu pai era o próprio Homem Púrpura. Kara, chamando a si mesma de Garota Púrpura, se associou à Tropa Alfa, a equipe canadense de aventureiros sobre-humanos.[4][5]

Homem Púrpura

Arquivo:Purple Man 001.jpg

Chegando à Cidade de Nova York, o Homem Púrpura usou sua habilidade sobre-humana para forçar as pessoas a fazerem o que ele desejasse, e até roubou um banco deste jeito. O Homem Púrpura agora pretendia usar seu poder para se tornar o senhor do mundo. No entanto, ele foi derrotado pelo combatente do crime Demolidor, cuja força de vontade era forte o bastante para fazê-lo resistir ao poder de Killgrave. O vilão foi mandado para a prisão, mas conseguiu escapar e fez de San Francisco, Califórnia, sua base de operações.[1]

Lá, ele mesmo construiu um império do crime, mas ele foi de novo foi derrotado pelo Demolidor. Desta vez, porém, Killgrave não foi mandado para a prisão. Seu império criminoso em San Francisco aparentemente desmoronou e Killgrave voltou para Nova York.[6]

Arquivo:Zebediah Killgrave (Earth-616).png

Agora, ele usou seus poderes para forçar Maxwell Glenn, chefe das Indústrias Glenn, a cometer vários crimes em seu nome como primeiro grande passo no plano do Homem Púrpura de criar um império financeiro para ele mesmo.[7] Levado a julgamento por estes crimes, Glenn cometeu suicídio. O Demolidor descobriu que Killgrave havia forçado Glenn a se tornar um criminoso, e o vigilante mascarado confronta o Homem Púrpura na Prisão de Ryker's Island.[8] Killgrave percebeu que o Demolidor era cego e adivinhou corretamente que ele era Matthew Murdock. Seu confronto terminou quando Killgrave mergulhou no mar e aparentemente teria se afogado.[9] Killgrave sobreviveu, mas a experiência desta última derrota radicalmente alterou sua perspectiva de vida. Ele percebeu que não havia necessidade para ele se empenhar em conspirações criminosas e batalhas com combatentes do crime fantasiados, já que ele pode ter tudo o que ele quiser usando seu poder. Assim, Killgrave se aposentou do crime e virou um cavalheiro de lazer.[10]

Rei do Crime

Zebediah Killgrave (Earth-616) from Marvel Team-Up Annual Vol 1 4

Vs. o Rei do Crime

Um dia, um carro usado por dois subordinados do Rei do Crime para fazer uma entrega grande de narcóticos acidentalmente colidiu com o Rolls Royce púrpura de Killgrave em uma rua de Nova York. Furioso, Killgrave usou seu poder para obrigá-los a lutarem um com o outro; a polícia chegou e confiscou as drogas. O Rei do Crime trouxe Killgrave até ele, e Fisk também provou ter a força de vontade necessária para resistir ao poder do Homem Púrpura. O Rei do Crime forçou Killgrave a ajudá-lo a vender uma armadilha mortal para vários vigilantes fantasiados de Nova York. Devido ao aumento do poder do Homem Púrpura com o tempo, mais o uso do sistema de som que amplificou sua voz, nem mesmo o Demolidor pode resistir por muito tempo. No entanto, usando tampões de ouvido para que não pudesse ouvir a voz do Homem Púrpura, o Cavaleiro da Lua deixou Killgrave inconsciente. Killgrave então foi levado em custódia policial.[11]

Imperador Destino

Zebediah Killgrave (Earth-616) from Marvel Graphic Novel Vol 1 27 0001

Preso no psico-prisma

Mas Killgrave, de algum modo, recuperou sua liberdade. Mais tarde, enquanto relaxava em uma ilha na Polinésia, ele foi capturado por Doutor Destino, que prendeu Killgrave dentro de um Psico-Prisma gigante que ele havia construído na Ilha Destino. Destino ampliou o poder enfraquecedor de vontade do Homem Púrpura e o manipulou para fazer dele mesmo o mestre da Terra, também usando a ajuda do Submarino. Virtualmente todos na Terra foram forçados pelo poder do Homem Púrpura a obedecerem Destino, e ele conseguiu capturar alguns super-heróis. O próprio Submarino também foi escravizado.

A Vontade Indomável de Destino

Devido a sua incomum fisiologia, o Vingador Magnum não foi afetado e conseguiu libertar o Capitão América do controle mental de Destino, que, por sua vez, libertou Gavião Arqueiro, Homem de Ferro e a Vespa. Juntos, eles libertaram os outros super-heróis capturados. Enfurecido por ter sido escravizado por Destino, o Submarino esmagou o psico-prisma, matando Killgrave e libertando o mundo do controle de Destino.[12]

X-Man

Foi revelado que Killgrave era o mentor por trás do status de celebridade repentina do X-Man (Nate Grey) como um milagreiro.[13] Ele estava sutilmente manipulando pessoas para pensarem que o X-Man era uma figura messiânica.[14][15] Ele acreditou que, fazendo isso, Nate usaria seus vastos poderes mutante para melhorar o planeta. O plano, enfim, falhou quando Nate descobriu a verdade e perdeu sua confiança, reduzindo assim seu poder Killgrave mais vez passou a se esconder.[16][17]

Jessica Jones

Jessica Jones (Earth-616) Alias Vol 1 25 001

Se encontrando com Jessica

Depois de ser dado como morto, ele ressurgiu. A super-heroína Safira (Jessica Jones) encontrou uma briga acontecendo em um bar e descobriu que Killgrave havia dito aos homens para lutarem. Killgrave então dominou a vontade de Jessica e a mandou "tomar conta da polícia" para que ele pudesse terminar sua refeição, o que ela fez. Ele pegou Jessica Jones, ainda conhecida como Safira, e a fez de prisioneira em um hotel cinco estrelas. Ela ficou sob seu controle por oito meses, frequentemente sendo obrigada por ele a implorar que ele faça com ela o que ele fez com meninas colegiais na rua.[18] Ele a fez acreditar que sua vida era uma história em quadrinhos, com um público de leitores leais, e que toda vez que ele a fez tirar suas roupas para ele, elas estava tirando as roupas para eles. Killgrave, eventualmente, ficou tão furioso com uma reportagem de capa sobre como o Demolidor salvou Nova York e despachou Jessica.[19]

Ela confundiu a Feiticeira Escarlate com o Demolidor. Jessica foi abatida pelos Vingadores, descobrindo mais tarde que ela sofreu lavagem cerebral.[20] Eles pediram para Jean Grey retocar sua mente para que Killgrave não pudesse mais controlá-la. Quando Jessica acordou, todo o incidente a traumatizou ao ponto de ela desistir de ser super-heroína e seguir na carreira de investigadora particular.[21]

O Retorno do Homem Púrpura

Arquivo:Zebediah Killgrave (Earth-616).jpg

Jessica Jones foi contatada por Kim Rourke, que contratou Jessica para encontrar um homem chamado Killgrave. Quando ela foi à casa de Kim, Jessica encontrou uma grande reunião com as famílias de 34 pessoas mortas recentemente em um restaurante quando Killgrave os mandou parar de respirar. Mas durante este tempo, Killgrave estava preso na Balsa. [18] Jessica foi até a Balsa fora da costa de Ryker's Island e se encontrou com Clay Quartermain, que a escoltou pela prisão até a cela de Killgrave. [20] Ela questionava Killgrave enquanto Quartermain assistia de uma guarita. Killgrave alegou que Jessica e ele são simples personagens em uma história em quadrinhos, mas que ele não pode fugir porque ele não é o roteirista. Jessica exigiu que ele admitisse apenas um dos vários assassinatos pelos quais nunca foi acusado, mas Killgrave continuou a insistir que ela era uma personagem em uma história e que ela almeja a aprovação de seus leitores. Enfim, ela desiste e sai. No entanto, quando ela regressa para a casa de Kim, Jessica descobriu que houve um motim na Balsa e Killgrave escapou. Depois de uma noite na casa de Scott, ela acorda e encontra formigas enxameando o corpo morto do Homem-Formiga.[21]

Zebediah Killgrave (Earth-616) from Alias Vol 1 28

Killgrave estava lá e comentou sobre a estética dos "quadrinhos de Jessica Jones". Jessica acusou Killgrave de assassinar Scott e ele admitiu ser "o vilão", apesar de ter revelado que ele só fez Jessica ver Scott morto, mas Scott estaria vivo na verdade. Então, ele faz Jessica ver seu "pior pesadelo": Scott envolvido em um mènage a trois com Miss Marvel e Luke Cage. Para atrair a atenção de outros heróis, ele diz para todos na rua "baterem na pessoa à esquerda até que ela esteja morta". As ruas entram em erupção com uma massa de violência gratuita. Killgrave assistia, enquanto Jessica teve uma visão de Jean Grey explicando que ela implantou um "gatilho de defesa psíquica" em sua mente depois de seu primeiro incidente com Killgrave e que Jessica poderia impedir Killgrave se ela quisesse. Jean some momentos antes dos Vingadores chegarem e Killgrave instrui Jessica a matar o super-herói que ela escolhesse, mas Jessica se vira para Killgrave e o agride selvagemente. Nas consequências da rixa, Jessica contempla o corpo do Homem Púrpura sendo levado para longe da cena antes de Scott se aproximar dela, que explica que Killgrave fugiu da Balsa depois do Carnificina começar uma explosão.[22]

Ataque a Luke Cage

Arquivo:Zebediah Killgrave (Earth-616) 0003.jpg

Quando Electro criou um motim na Balsa, Killgrave tentou controlar a mente de Luke Cage para matar os Vingadores, ameaçando sua esposa e seu filho ainda no ventre.[23] No entanto, a Killgrave foram dadas pílulas em sua comida que anularam seus poderes. Luke Cage, depois, espancou ele em resposta aos seus comandos.[24][25]

Thunderbolts

Killgrave alvejou os Thunderbolts.[26][27] Ele treinou uma pessoa desconhecida para ser o novo Espadachim e teve seus poderes ampliados pelo Onisciente.[28]

Arquivo:New Thunderbolts Vol 1 10 page 19 Zebediah Killgrave (Earth-616).jpg

Ele fez o Espadachim parecer traí-lo, até mesmo resgatando a Soprano só para atacar Atlas e Mach-IV.[29][30][31][32] Killgrave então ganhou o controle de alguns outros heróis e os usou como "buchas de canhão" quando os Thunderbolts se reagruparam. Forçado a usar seu dom de estratégia, Capitão América manteve presença de espírito suficiente para tentar enganar Killgrave dando a ele comandos que libertariam o Capitão de agir como ele quisesse.[33] Mais uma vez, ele foi derrotado, pondo um fim no seu assim chamado "Reinado Púrpura".[34]

Guerra Civil

Killgrave usou o incidente da Guerra Civil para assumir o controle de um esquadrão de agentes da S.H.I.E.L.D. e um aerobarco para fugir para o Canadá. Ele foi impedido pelo Agente Americano, que conseguiu empurrá-lo para fora do barco, ferindo-o no processo.[35]

Mentallo

Zebediah Killgrave (Earth-616) from Super-Villain Team-Up MODOK's 11 Vol 1 1

Controlando os Guardas

Killgrave tomou um cassino de Las Vegas usando seus poderes. Mentallo também estava no cassino usando seus poderes para ganhar algo grande. Killgrave não gostou dele roubando seu dinheiro. Mentallo ofereceu uma parceria, mas Killgrave recusou e ordenou seus homens para matá-lo. Mas lhe foi que Mentallo era uma ilusão psíquica e as balas passaram direto por ele, já que Mentallo estava fugindo em seu carro.[36]

Gangue do Capuz

Ele já foi recrutado pela Gangue do Capuz, oferecendo "capital inicial" para usarem como fundos para expandir o império.[37]

De Volta para A Balsa

Mais tarde, Killgrave foi preso de novo na Balsa. Ele foi um dos presos usados pela Academia de Vingadores como parte de seu programa de treinamento de medo. Sua instrutora, Tigresa avisou os estudantes para não olharem para seu rosto ou ler seus lábios.[38] Radiação, no entanto, acidentalmente causa uma queda de energia, permitindo que Killgrave e um grupo de presos controlados escapassem. Eles passam por um solitário Luke Cage, agora líder dos Thunderbolts. Cage facilmente derrota Killgrave e os outros presos, revelando que as nanitas usadas para controlar os Thunderbolts também protegem contra a influência de Killgrave.[39]

A Essência do Medo

Killgrave era um dos presos libertados da Balsa quando Fanático virou Kuurth, o Destruidor de Pedra.[40] Antes de fugir, ele tentou matar um comatoso Mestre dos Bonecos que estava sendo mantido na enfermaria; foi revelado mais tarde que Killgrave estava por trás da manipulação do Mestre dos Bonecos dos Heróis de Aluguel.[41] Ele é impedido de matá-lo pelos membros dos Heróis de Aluguel Elektra e Mortalha, mas Killgrave atacou os dois com um grupo de presos controlados mentalmente.[42] Quando os heróis derrotaram os presos, o Homem Púrpura os fez lutarem um com o outro.[43]

Vilões de Aluguel

Villains for Hire Vol 1 1 Textless

Vilões de Aluguel

Mais tarde, Killgrave tentou formar um novo império criminoso com a ajuda de Caçadora de Cabeças, Avalanche, Shocker, Arauto da Morte e Paladino.[44] Juntos, eles lutaram contra a Equipe de Misty Knight.[45][46] Ele recrutou membros da equipe dela para seu lado,[47] mas a equipe foi derrotada e debandada.[48]

Crianças Púrpuras

Zebediah Killgrave (Earth-616) from Daredevil Vol 4 8

Killgrave começou a juntar os vários filhos que teve mulheres sob sua influência através dos anos, porque queria usá-los para governar nações, como também para finalmente conhecer o amor incondicional. No entanto, suas Crianças Púrpuras se voltaram contra ele e uniram sua vontade para forçar o Homem Púrpura a entrar na frente de um trem e se matar.[49]

O corpo do Homem Púrpura foi encontrado e levado a um necrotério; contudo, suas habilidades de cura o trouxeram de volta da morte. Enquanto o Departamento de Polícia de San Francisco respondeu ao tumulto causado pelas Crianças Púrpuras, Killgrave fugia da delegacia. Depois, ele encontrou o Demolidor em uma sarjeta, que havia sido recentemente derrotado emocionalmente pelas Crianças Púrpuras.[50] Killgrave começou a bater nele, até o Demolidor se recuperar e afugentá-lo.[51]

O Homem Púrpura, depois, seguiu o rastro de seus filhos até um fliperama, onde ele, furtivamente, começou a abatê-los, um por um. O Demolidor conseguiu salvar as crianças e ajudar a polícia aos arredores do local a entrar aumentando o volume da música, para que as ordens do Homem Púrpura não pudessem ser ouvidas. O Demolidor, então, nocauteou Killgrave, colocando-o sob custódia.[51]

Poderes

Controle Mental via Feromônios: Killgrave possui o poder de enfraquecer a vontade das pessoas, permitindo-o ordená-las com uma simples sugestão verbal. Seu poder origina-se em suas células da pele, que foram mutagenicamente alteradas. Os locais de produção de feromônio e outras secreções em sua derme profunda produzem vários químicos psicoativos, os quais, quando inalados ou absorvidos pela pele, provocam nesse indivíduo uma irresistível monomania que o(a) deixa completamente sem personalidade. Killgrave pode, simultaneamente, subjugar quantas pessoas estiverem presentes dentro do alcance dos químicos psicoativos que ele transpira. Ele é conhecido por ter encantado multidões de mais de 100 pessoas.[52] A inteligência de Nick Fury o classificou como nível de poder 10.[53]

Zebediah Killgrave (Earth-616) from Daredevil Yellow Vol 1 6

Killgrave usando seus poderes

Fator Acelerado de Cura: O corpo de Killgrave também foi mutado, então ele é capaz de se recuperar rapidamente de algum trauma e curar-se de graves ferimentos. Em, pelo menos, um caso, ele entrou em um tipo de estado de morte enquanto seu corpo se curou a si mesmo. Um exemplo desta habilidade é quando ele foi preso em um prisma de energia e, quando Namor quebrou-o, aparentemente matou Killgrave, mas ele estava vivo e bem.[12] Outro exemplo é quando ele foi obrigado por seus próprios filhos a entrar na frente de um trem e se matar e se recuperou deste suicídio forçado.[50]

Habilidades

Carisma: Killgrave é um indivíduo muito carismático, o que o ajuda a ter um uso mais efetivo de seu poder.

Surpreendentemente para um ex-espião, o Homem Púrpura tem habilidades de combate muito fracas e depende de seus escravos para lutar contra seus inimigos por ele.

Fraquezas

Tempo e Distância: Os efeitos somente duram enquanto ele estiver presente. Quando ele parte, o nível de químicos é reduzido dentro de suas vítimas em vários ritmos (dependente de seus metabolismos) e então elas recuperam o completo conhecimento de si.

Força de Vontade: Certos indivíduos com excepcional força de vontade (Demolidor[1], Dr. Destino[12], o Rei do Crime[11]) são capazes de resistir ao charme de Killgrave. Indivíduos como Jessica Jones são treinados para resistir aos seus poderes.[22]

Telepatas: Seres com um poderes psíquicos também conseguem resistir ao seus poderes.[36]

Fisiologia Diferente: Certos seres com processos metabólicos alterados (p.ex.: Magnum) são capazes de resistir ao seu poder.[54]

Inorgânicos: Além disso, suas habilidades são ineficazes em robôs e outros seres não-orgânicos.[55]

  • Na série 1602, no possível futuro da Terra-460, o Homem Púrpura conseguiu se eleger "Presidente da Vida". Capitão América ameaçou seu governo e, incapaz de matá-lo, Killgrave o enviou ao passado, inconscientemente criando o passado alterno da Terra-311.

Explore e Discuta

Notas de Rodapé

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 Demolidor #4
  2. Tropa Alfa #41
  3. Tropa Alfa #53
  4. Tropa Alfa #62
  5. Tropa Alfa #69
  6. Demolidor #88
  7. Demolidor #89
  8. Demolidor #147
  9. Demolidor #149
  10. Demolidor #154
  11. 11,0 11,1 Marvel Team-Up Annual #4
  12. 12,0 12,1 12,2 Marvel Graphic Novel #27
  13. X-Man #34
  14. X-Man #35
  15. X-Man #36
  16. X-Man #56
  17. X-Man #57
  18. 18,0 18,1 Alias #24
  19. Alias #25
  20. 20,0 20,1 Alias #26
  21. 21,0 21,1 Alias #27
  22. 22,0 22,1 Alias #28
  23. Novos Vingadores #1
  24. Novos Vingadores #2
  25. Novos Vingadores #3
  26. Novos Thunderbolts #1
  27. Novos Thunderbolts #2
  28. Novos Thunderbolts #4
  29. Novos Thunderbolts #6
  30. Novos Thunderbolts #7
  31. Novos Thunderbolts #9
  32. Novos Thunderbolts #10
  33. Novos Thunderbolts #12
  34. Novos Thunderbolts #17
  35. Guerra Civil: Escolhendo Lados #1
  36. 36,0 36,1 Super-Villain Team-Up MODOK's 11 #1
  37. Novos Vingadores #35
  38. Novos Vingadores Anual #2
  39. Thunderbolts #147
  40. A Essência do Medo: O Front de Casa #2
  41. Heróis de Aluguel Vol 3 #9
  42. Heróis de Aluguel Vol 3 #10
  43. Heróis de Aluguel Vol 3 #11
  44. Vilões de Aluguel #0.1
  45. Vilões de Aluguel #1
  46. Vilões de Aluguel #2
  47. Vilões de Aluguel #3
  48. Vilões de Aluguel #4
  49. Demolidor Vol 4 #8
  50. 50,0 50,1 Demolidor Vol 4 #9
  51. 51,0 51,1 Demolidor Vol 4 #10
  52. Official Handbook of the Marvel Universe #8
  53. Secret War: From the Files of Nick Fury #1
  54. Marvel Graphic Novel #27
  55. Official Handbook of the Marvel Universe Vol 2 #19
  56. Official Handbook of the Marvel Universe A-Z hardcover Vol. 9